As origens da quiche lorraine, a mãe de todas as quiches, remontam ao século XIX mas existem registos datados do século XV de receitas de tartes salgadas com recheio de ovos, natas, carne ou peixe, nas gastronomias francesa, inglesa e até italiana. A receita original francesa leva também lardon o que, em bom português, não é mais do que gordura de porco.

Fácil de fazer (se preferir usar massa quebrada de compra) ou mais laboriosa (quer opte por fazer a massa), a quiche é um prato versátil, portátil (ideal para piqueniques ou para surpreender os amigos naquela festa de aniversário) e que pode ser comido quente ou frio. Aguenta três a quatro dias no frigorífico, embora seja difícil garantir que as fatias não desapareçam como por magia.

A massa quebrada, à venda na maioria dos supermercados e hipermercados, é a mais utilizada para este tipo de prato, embora haja quem use massa folhada ou então opte por variantes sem base. O recheio é, como se diz na gíria popular, ao gosto do freguês, embora deva seguir uma receita base para que não fique nem demasiado líquida nem demasiado seca.

4 receitas fáceis e rápidas para viajar até Itália sem ter de sair de casa
4 receitas fáceis e rápidas para viajar até Itália sem ter de sair de casa
Ver artigo

Sugerimos três receitas de quiche para por em prática no fim de semana ou para um jantar rápido e delicioso durante a semana.

Quiche lorraine

Ingredientes

Recheio:

175g de bacon fatiado, sem o courato, cortado em fatias finas
1 cebola picada
125g de queijo Gruyère ralado
2 ovos grandes
250ml de natas
Sal e pimenta moída no momento

Massa:

175g de farinha (mais um extra para polvilhar quando estender)
85g de de margarina ou manteiga bem gelada, cortada em cubinhos

Como fazer:

Faça primeiro a massa. Coloque a farinha numa tigela grande. Adicione a margarina ou a manteiga e esfregue gentilmente entre os dedos até adquirir o aspecto de migalhas de pão. Adicione três colheres de sopa de água gelada até a massa se unir numa bola.

Estenda a massa numa superfície enfarinhada e, depois, use-a para forrar uma forma de tarte com fundo amovível de 20cm de diâmetro. Coloque no frigorífico durante 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 220ºC. Pique a massa com um garfo. Forre a base com papel vegetal e, por cima, coloque feijões secos. Leve ao forno durante 10 minutos. Retire os feijões e o papel vegetal. Volte a colocar no forno durante mais 10 minutos. Apare o excesso de massa, caso necessário.

Reduza a temperatura do forno para 180ºC.

Salteie o bacon numa frigideira, até até ficar dourado (durante cerca de 10 minutos). Coloque o bacon na base da quiche, tendo o cuidado de escorrer o excesso de gordura.

Use essa gordura para saltear a cebola até ficar dourada. Adicione a cebola ao bacon, junte o queijo ralado. Numa tigela, junte os ovos, natas, sal e pimenta. Adicione a misture à quiche. Leve ao forno durante 25 a 30 minutos ou até ficar dourada e apenas ligeiramente firme.

Esta é uma receita original de Mary Berry

Quiche de restos de frango

Ingredientes

1 copo de frango assado desfiado
125 gr de cogumelos laminados
3 ovos
1 pacote de natas
1 cebola picada
1 embalagem de massa quebrada
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Salsa q.b.

Como fazer:

Refogue a cebola e o azeite e coloque o frango e os cogumelos, misture muito bem. Bata os ovos e junte-lhes o sal, a pimenta e a salsa. Adicione ao frango. Misture tudo muito bem e acrescente as natas, mexendo sempre.

Estique a massa com a ajuda do rolo. Unte uma tarteira com manteiga e farinha e forre com a massa. Coloque o preparado do frango na tarteira e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos.

Esta é uma receita original de Flávio Furtado

Quiche Vegan

Ingredientes

Massa:

120g de farinha de trigo
120g de farinha de espelta
1 pitada de sal
¼ chávena de azeite (60ml)
½ chávena de água (125ml)

Recheio:

1 cebola branca
1 cebola roxa
1 dente de alho
250g de cogumelos frescos
250g de tofu firme fresco
½ lata de grão-de-bico
½ chávena de água
Azeite q.b.
Sal, pimenta-preta e cominhos a gosto

Comece por fazer a base. Misture, numa tigela, as farinhas e o sal. Junte então a água e o azeite e mexa com um garfo.  Passe a mistura para uma superfície polvilhada com farinha e amasse, acrescentando mais farinha se necessário.

Quando obter uma massa homogénea que não cole às mãos, forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos. Depois, estenda a massa com um rolo polvilhado com farinha e cubra a forma de tarte. Pique a base e os lados com um garfo e leve ao forno a 180ºC por dez minutos.

Pique as cebolas e refogue em azeite. Quando estiverem translúcidas, junte o dente de alho picado e os cogumelos cortados em cubos pequenos (pode deixar seis fatias inteiras para decorar). Tempere e deixe cozinhar até os cogumelos perderem a maioria da sua água.

Num processador, triture o tofu com o grão-de-bico e a água. Junte a mistura aos cogumelos e envolva bem. Recheie a tarte, alise a superfície e decore com os cogumelos. Leve novamente ao forno por mais 30-40 minutos, ou até dourar.

Esta é uma receita original de Laranja-Lima

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.