Quer imagine o seu futuro profissional entre tachos e empratamentos sofisticados ou sobremesas deliciosas capazes de tornar qualquer refeição ainda mais inesquecível, estes são os cursos que vão fazer de si o verdadeiro mestre da culinária — para dominar a cozinha como ninguém, claro, mas também para estar melhor preparado para o mercado de trabalho.
E o melhor de tudo? É que estas formações são certificadas e podem ser feitas online e totalmente à distância.
São assim os cursos de especialização da Master D, uma empresa de referência com mais de 25 anos no ensino online e semipresencial que, graças às suas formações, permite a todos os formandos um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.
Os cursos estão pensados para atuais ou futuros profissionais da área — independentemente da experiência — que desejem enriquecer o currículo e aprender mais sobre uma determinada área.
Por entre as mais de 50 formações da Master D, destacamos duas: o curso de Pastelaria e o curso de Cozinha, idealizados para criar profissionais mais qualificados naquele que é um dos setores estratégicos para Portugal.
Como funciona o curso de Pastelaria da Master D?
Pensado para quem queira aliar o seu gosto pela área à criatividade e à aprendizagem das técnicas necessárias para criar as sobremesas perfeitas, o Curso de Pastelaria da Master D vai permitir-lhe aprender e aplicar as principais técnicas usadas na área da pastelaria, conhecer e aplicar técnicas de preparação e confeção de caldas e cremes e, claro, de massas de pastelaria.
Mas os objetivos do curso não se ficam por aqui. Vai ainda aprender a criar gelados, parfaits, sorvetes, granizados, e claro, os doces que pode encontrar nas tradicionais pastelarias e também, outras versões dos clássicos. Os formandos terão ainda direito a dicas de decoração e cake design, mas também a técnicas importantes de confeção de pastelaria fina, moderna e de épocas festivas.
Mas porque a ideia é criar formandos altamente especializados, quem se inscrever nesta formação poderá ainda aprender algumas técnicas de gestão para montar e rentabilizar o seu negócio.
No fim da formação, espera-se que qualquer formando possa pôr em prática tudo aquilo que aprendeu em pastelarias, restaurantes, cruzeiros, unidades hoteleiras ou fábricas.
O curso de Pastelaria pode ser feito online, ou regime semipresencial em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro. Todos os formandos têm acompanhamento personalizado de um tutor especializado na área para garantir o sucesso de toda a formação. Mesmo no regime online, o curso tem uma componente de atividades práticas muito úteis para que todos os formandos possam pôr em prática aquilo que está a ser lecionado em tempo real.
E a formação, essa, é completa.
Quem o diz é Virgínia Costa, uma profissional que já trabalhava na área da restauração, mas que, por ter gosto pela pastelaria, inscreveu-se neste curso da Master D que completou com sucesso.
"A minha experiência foi muito positiva. Além dos webinares, onde podemos assistir em tempo real às confeções de sobremesas, existem também os webinares teóricos. Aí podemos esclarecer as nossas dúvidas no momento. Além disso, existem também os workshops que nos ajudam não só na nossa área de formação, mas também em problemas que nos possam surgir: seja a nível de procura de emprego, quem na montagem de um negócio próprio, questões de marketing, entre outros", diz Virgínia Costa.
Além de elogiar os tutores e preparadores de curso que "enviam sempre e-mails" para falar com os formandos, Virgínia Costa garante ainda que a Master D lhe deu todo o apoio para concluir a formação.
Para saber mais sobre o Curso de Pastelaria da Master D, carregue aqui.
Como funciona o curso de Cozinha da Master D?
Também a formação especializada em Cozinha da Master D pode ser realizada nos dois regimes disponíveis: online ou semipresencial.
Aqui, pretende-se que os formandos, além de ficarem e conhecer as regras de higiene e segurança alimentar, saibam identificar as secções de uma cozinha e a hierarquia estabelecida em contexto profissional entre cozinheiros, chefs e ajudantes.
Os formandos inscritos neste curso ganharão competências nas principais técnicas de cozinha, aprenderão técnicas de conservação e saberão aplicar técnicas de corte — mas também saberão fazer os principais caldos, fundos e molhos.
No que toca à confeção de pratos e alimentos, os formandos aprenderão técnicas para cozinhar carne, aves, peixe e marisco.
No final do curso, que é certificado, espera-se que os formandos possam desenvolver as suas atividades como cozinheiro (em restaurantes, unidades hoteleiras, cruzeiros ou empresas de catering) ou empreendedor, já que são dadas dicas e técnicas sobre como montar um negócio.
Formandos que se inscrevam no curso de Cozinha podem, se assim o entenderem, optar pelo curso Cozinha e Pastelaria onde terão acesso a formação específica e completa também nessa área.
Para mais informações sobre o curso de Cozinha da Master D, carregue aqui. Pode saber mais sobre a empresa no seu site oficial e na página oficial de Facebook da Master D.
Para conhecer outros cursos da Master D de Hotelaria, Turismo e Restauração, clique aqui.