Fomos visitar o Wyndham Grand Algarve, na Quinta do Lago, em Almancil, e, durante a nossa estadia, aprendemos a fazer cataplana à algarvia. Guiados pelo sous chef deste hotel de cinco estrelas, Diogo Estorninho, fizemos o nosso próprio almoço — e que bom que ficou.
"É um prato típico algarvio. Esta leva batata, já que é a cataplana de São Brás, mas a tradicional não", explicou-nos, esclarecendo que só na vila de São Brás de Alportel é que costumam incluir o tubérculo na receita.
Seja com uma cataplana de cobre ou de inox (no caso de ter um fogão de indução), Diogo Estorninho garante que o resultado final será sempre saboroso, desde que seguida esta receita, projetada para quatro pessoas. Veja de que elementos precisa e como os confecionar.
Ingredientes:
- 200g de amêijoa;
- 1 cebola inteira;
- 1 pimento vermelho pequeno;
- 1 pimento verde pequeno;
- 4 dentes de alho;
- 300g de peixe (usámos corvina);
- 2 batatas médias;
- 300g de camarão;
- 1 molho de coentros;
- Sal qb;
- Caldo de marisco, de peixe ou água.
Modo de preparação:
- Cortar o pimento e a cebola à Juliana;
- Cortar o peixe em cubos e selar;
- Selar o camarão;
- Colocar os ingredientes por camadas: primeiro a amêijoa, depois a cebola, o pimento, a batata, o caldo, um pouco de água para cobrir na totalidade;
- Deixar entre 15 a 20 minutos ao lume e ir vendo;
- Nos últimos 10 minutos, colocar o peixe e o camarão;
- No final, adicionar coentros frescos picados.
Como entrada desta refeição deliciosa, o chef sugere acompanhar por exemplo com uma tábua de enchidos e queijos, com azeitonas temperadas, com salada de cenoura à algarvia ou com um paté de queijo fresco com tomate seco, amêndoa, azeite, pimenta e sal.