Abriu há menos de dois meses, mas tem sido um verdadeiro sucesso. Quem o diz é Vitor Veloso, o responsável e chef do Aurora — o novo restaurante de Loulé de cozinha de autor. As origens algarvias fizeram com que decidisse abrir um novo espaço na zona sul do País. Olhão e Faro eram as primeiras opções, mas, por força das circunstâncias, o destino final do Aurora acabou por ser nas ruas típicas da cidade louletana.
"Abri neste espaço porque me identifiquei logo à primeira vista com o estilo moderno, mas, ao mesmo tempo, rústico", explica à MAGG o proprietário, referindo que aqui os produtos da época são as estrelas das criações. "Os figos, por exemplo, estão a acabar e eu tenho dois pratos com este produto e vou ter de os alterar brevemente", continua Vitor.
Desde 13 de julho, o menu já foi alterado algumas vezes, mas há criações que continuam a fazer as delícias de quem visita o Aurora e fica com vontade de voltar. Além da cataplana, que é diferente todas as semanas, aqui encontra opções como o xerém de atum (17€) ou o porco preto com caril vermelho (17,50€).
Vitor Veloso revela-nos os pratos mais pedidos: polvo com cremoso de batata e paprica (17€) e o prato de peixe (que varia todos os dias consoante o que há no mercado) que vem acompanhado com puré de brócolos, ragoût de cogumelos e chouriço de porco preto e couve grelada — por cima, leva uma manteiga feita com as cabeças de camarões (17€).
Para sobremesa, pode ainda pedir a alfarroba com iogurte e gel de laranja (5€) ou o brownie de chocolate com mousse de cerveja preta e amêndoa caramelizada (5€).
Para já, os pedidos são todos feitos à carta, mas brevemente estão também previstos menus de degustação, servidos na mesa do chef, com capacidade até oito pessoas.
De acordo com o chef, o feedback não podia ser melhor. "As pessoas têm voltado e já tenho clientes fiéis que vêm numa semana, reservam logo para a próxima e trazem novos amigos. Acho que estou a chegar à comunidade local, que era o que mais me interessava, não só portugueses como estrangeiros. Penso que passo a mensagem de uma comida simples e bem confecionada, respeitando o produto e sem grandes artifícios", diz o responsável pelo projeto.