Carlos Carriço subiu ao palco de "Cantor ou Impostor", novo programa da SIC que estreou-se este domingo, 17 de julho, e que marcou também a estreia do empregado de mesa com um microfone verdadeiro. É que no dia a dia canta à capela em estilo rap e o palco é, em vez do brilhante cenário do programa, o das mesas do restaurante alentejano A Ribeira, em Montemor-o-Novo.

Apesar de cantar frequentemente, o concorrente era um impostor e ainda enganou os jurados — João Manzarra, Débora Monteiro e Rui Unas — durante a atuação do tema "Jardins Proibidos", canção de Paulo Gonzo, mas não conseguiu disfarçar mais com "És Tão Sensual", de Toy. Atuou com convicção (embora sem afinação), tal como faz todos os dias ao cantar em pouco mais de um minuto a ementa do restaurante no qual trabalha.

A Ribeira, restaurante dedicado à cerveja, vinho e petiscos, é já conhecido por muitos devido ao espetáculo com que Carlos Carriço inaugura a refeição há décadas.

Casa da Moira. O refúgio alentejano onde não somos recebidos como hóspedes. Somos família
Casa da Moira. O refúgio alentejano onde não somos recebidos como hóspedes. Somos família
Ver artigo

O empregado de mesa canta a ementa, que tanto pode conter migas de espargos com carne de porco e entrecosto frito, como perninhas de rãs fritas (pouco comuns, mas típicas no Alentejo) ou algo mais tradicional, como o "lombinho grelhado, com arroz e batata frita acompanhado" — combinação que até rima, tal como uma verdadeira canção.

Estas atuações têm sido partilhadas pelas redes sociais, nas quais o restaurante, ou melhor, Carlos Carriço, começou a ficar famoso.

Os clientes, especialmente os mais frequentes, ajudam a completar os versos da ementa, mas mesmo quem não o é sabe que as tiras de choco frito têm de vir acompanhadas de batata frita, essa revelada pelo empregado de mesa, e de... "salada", acertam todos quando Carlos puxa pelo público.

Sendo um restaurante alentejano, no que toca às sobremesas não podia falta uma sericaia (com ou sem ameixa), mas, conforme os dias, é ainda possível encontrar pudim caseiro de ovos, leite creme, quindim de amêndoa, "laranja, maçã, pêra e...", em coro, "kiwi", canta Carlos e clientes.

Durante a pandemia, o restaurante A Riberia virou-se para o take away, mas é in loco que se tem a verdadeira experiência de ouvir os pratos do dia num beat feito pelo próprio Carlos, com recurso a toques de pé e palmas. O espaço abriu em 1999 e desde então que a ementa é cantada todos os dias (salvo algumas exceções).

Restaurante A Ribeira

Localização: Rua de São Domingos 7050 Montemor-o-Novo
Reservas: 266890211/ 962544993
Horário: de terça-feira a domingo das 12h às 15h30 e das 19h às 22h30 (quarta-feira das 12h às 02h e domingo das 12h às 16h)

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.