Há um novo omakase junto ao Jardim das Amoreiras, em Lisboa. Este conceito assenta em confiar a 100% no chef para decidir o que vai comer. O IRÚ está aberto de terça-feira a domingo e conta com um turno às 21 horas. Apenas serve oito clientes de cada vez.
Este novo restaurante foi idealizado por Pedro Lopes e por Pedro Binotti, dois amigos de longa data — daí o nome "IRÚ", que significa "amizade" em Tupi Guarani, idioma da América do Sul. Aqui, a estrela é o peixe, servido numa barra, num ambiente intimista.
O menu que come ao balcão está em constante mudança. Acima de tudo, é inesperado. Caso queira jantar aqui (e entregar-se ao critério do chef), terá de gastar 70€. O menu é composto por cerca de 14 momentos e por peças japonesas reinventadas.
"Um espaço pequeno, intrigante e íntimo, mas grande o suficiente para o surpreender, quer em termos de sabores, ingredientes diários ou do resultado final", pode ler-se na página de Instagram do projeto. Os produtos são sempre escolhidos localmente e de forma sustentável.
"Somos um restaurante de cozinha japonesa, mas o nosso objetivo não é trazer o Japão a Lisboa. Queremos ter liberdade e criatividade para lhe apresentar a nossa própria versão de omakase", escrevem, ainda. Há sake, pét-nat e uma carta de vinhos exclusiva. Um dos fatores-chave é a proteína do dia, que dita o rumo da refeição.