
O mundo divide-se em dois tipos de pessoas: aquelas que gostam de ter controlo sobre tudo e as que preferem deixar-se levar. E essa máxima também se aplica ao mundo da gastronomia, dado que todos temos aquele amigo que sugere sempre o mesmo restaurante e escolhe sempre o mesmo prato, e do outro lado da barricada há quem veja beleza em deixar tudo nas mãos de quem mais sabe.
É justamente essa a máxima do IRÚ Omokase, um restaurante de gastronomia japonesa na zona das Amoreiras, em Lisboa, inspirado no conceito omokase, que respeita a máxima do "deixo nas suas mãos".
O projeto destaca-se por oferecer uma "experiência gastronómica única", como referem em comunicado, mas também pela aposta na exclusividade. Afinal, existem apenas oito lugares ao balcão, onde os clientes podem usufruir de um ritual desenhado à medida da inspiração do chef.
O IRÚ nasce das mãos dos sócios Pedro Binotti, chef natural de São Paulo, no Nrasil, e de Pedro Lopes, ligado à gestão. Neste restaurante, a dupla foca-se num "espaço onde o tempo abranda e os sabores ganham protagonismo".
E por falar em protagonismo, quem são as estrelas desta exclusiva refeição? Sem carta à vista, o menu servido é composto por 15 pratos, sendo a proposta da noite desenhada diariamente pelo chef e com base nos ingredientes mais frescos comprados nessa manhã.

O menu pode ainda ser acompanhado dos melhore vinhos graças a uma harmonização pensada ao detalhe, que muda todas as noites para conseguir acompanhar a fluidez da proposta culinária.
Para conseguir aproveitar esta experiência, as reservas são mais do que aconselhadas devido aos poucos lugares disponíveis a cada noite. O restaurante funciona em dois turnos, um com início às 19 horas e outro às 21h30.
Quanto a preços, o valor da experiência é de 90€ por pessoa, com opção de harmonização de vinhos por um custo adicional de 40€, também por pessoa.