Está situado mesmo no coração de Lisboa e completou no passado mês de setembro 14 anos de existência. Conhecido por muitos pelo seu estilo mais irreverente e carismático, faz já mais do que uma década que o Bistro 100 Maneiras do chef Ljubomir Stanisic promete a felicidade num prato, com produtos cada vez mais nacionais. Não podendo desperdiçar a oportunidade de celebrar este marco importante, foi com esta felicidade num prato que o restaurante decidiu fazer a festa, onde não faltaram convidados.

Já pode comprar a jaleca ou as facas de Ljubomir Stanisic. Veja os 17 artigos que o chef de "Hell's Kitchen" vende
Já pode comprar a jaleca ou as facas de Ljubomir Stanisic. Veja os 17 artigos que o chef de "Hell's Kitchen" vende
Ver artigo

Apesar de ter sido em setembro, a dia 22, foi no mês de outubro e agora nos meses de novembro e dezembro que o Bistro 100 Maneiras preparou uma experiência que promete ser inesquecível para qualquer pessoa que gosta de experimentar outras gastronomias. Uma vez por mês, o restaurante de Ljubomir Stanisic vai abrir as suas portas ao chef israelita Udi Barkan, para dar vida ao projeto “Fresh As It Gets” (“Mais Fresco que Isto Não Há”, em português), que celebra a natureza e a sazonalidade em cada prato. 

E como? Nós explicamos. O objetivo do chef israelita é reunir uma determinada seleção de frutas e legumes da estação, criando um menu fresco com alguns dos sabores mais típicos portugueses e promovendo uma gastronomia mais orgânica e saudável.

Aqui, a refeição é predominantemente vegetal, mas o menu conta também com carne e marisco da época, homenageando as tradições portuguesas. No final, os clientes ficam a saber mais sobre a cozinha de Udi Barkan, que apenas quer dar a oportunidade a todos de experimentar algo novo sem sair do coração de Lisboa. 

O jantar consiste, numa primeira fase, em dips e pão da época, seguido por entradas, pratos principais e sobremesas. O chef Udi Barkan desenhou pratos para partilhar e para serem servidos individualmente, de maneira a que todos possam experimentar um pouco de tudo, e existem duas opções diferentes de harmonização de bebidas: com e sem álcool.

E não, não pense mesmo que vai experimentar um típico bife com batatas fritas ou explorar um pouco os peixes da época que existem, porque se o Bistro 100 Maneiras já é conhecido pela sua irreverência, estes jantares de aniversário em parceria com o chef israelita prometem elevar a escala. 

No passado mês de outubro, a MAGG teve a oportunidade de experimentar o primeiro jantar temático, e os próximos acontecem já na quarta-feira, 6 de novembro, e no próximo dia 4 de dezembro. Naquele que já aconteceu, onde estivemos presentes, os destaques foram para os figos, romã, abóbora, borrego e tomate, onde alguns ingredientes até figuram em vários pratos para criar sensações diferentes. Foram, ao todo, cinco momentos, e os primeiros três eram compostos por dois pratos. 

Num primeiro momento o prato conjugava figo congelado carbonizado, panqueca lahoh e coração de burrata, três ingredientes diferentes que, se fosse lá em casa, ninguém se lembraria de juntar. O óleo de folha de figo reinou também no segundo prato, onde foi combinado com tomate coração de boi e alface grelhada, mostrando o quão interessante pode ser experimentar produtos portugueses cozinhados de uma maneira mais atípica. Não estando nada habituados a algo tão diferente, foi uma verdadeira alegria começar desta maneira o jantar de aniversário do Bistro 100 Maneiras. 

Depois, o chef Udi Barkan apresentou o segundo momento, com pão de maçã e pimentos, matbucha de melancia e manteiga verde de lima, seguido de carpaccio de hokkaido, nectarinas glaceadas e sambal verde. Os nomes parecem esquisitos (e para quem está habituado a algo mais tradicional, não só parecem como são mesmo), mas a verdade é que os sabores se complementam tão bem ao ponto de melancia e manteiga de lima serem um dos grandes pontos altos da noite. Já finalizado este momento, seguiu-se a salada de polvo com uvas assadas e óleo de limão e persa e a berinjela queimada com harissa, tahini de café e romã - e não estranhe, romã fica mesmo bem numa berinjela. 

Os últimos dois momentos deram destaque à maçã bravo de esmolfe recheada com borrego e ao bolo de tomate com figos e creme inglês de folhas de figo. Esta foi, assim, uma refeição que deu uma volta de 360º, uma vez que começámos com tomate e figo e terminámos com os mesmos ingredientes. Isso é algo que o chef israelita quer fazer em todos os seus jantares, criando um ciclo quase que infinito dando a possibilidade a todos os clientes de experienciar na totalidade estes ingredientes da época. No geral, a refeição em si é toda uma experiência, com grandes diferenças de sabores de prato para prato que, quando finalizados, deixam sempre o mesmo sabor na boca: fresco e saudável. 

Como já explicámos, todos os jantares vão ser diferentes, pelo que as refeições de 6 de novembro e de 4 de dezembro não terão os mesmos ingredientes utilizados naquele em que a MAGG esteve presente, sendo um mistério para todos. Ainda assim, a tendência é trabalhar os diferentes produtos da mesma maneira, sempre com o objetivo de celebrar a naturalidade e a sazonalidade em cada prato.

Além disso, no final do jantar temático todos os clientes levam ainda para casa um cesto com alguns dos ingredientes utilizados, assim como uma receita para recriar um dos pratos presentes na refeição. Estes jantares têm um custo de 95€ por pessoa com harmonização de vinhos ou cocktails sem álcool, e é possível reservar antecipadamente ligando para o Bistro 100 Maneiras.

Bistro 100 Maneiras

Localização: Largo da Trindade 9, 1200-466 Lisboa
Horário: de segunda a sexta-feira das 18h30 às 02h e fins de semana das 12h às 15h e das 18h30 às 02h
Jantar "Fresh As It Gets": 6 de novembro e 4 de dezembro
Contacto: 910 307 575

Site, Instagram e Facebook