Angelica Greco, Matteo Nicoli, Luca Cozzi e Giovanni Rusconi são os quatro italianos que se aventuraram por Lisboa para abrirem aquele que nunca seria só mais um restaurante italiano. O Nonna Goes Crazy nasceu há cerca de dois anos, em formato take away, mas só em 2022 é que abriu o primeiro espaço físico. Fica em Lisboa, perto do elevador da Glória, e é uma “crazy” viagem pela gastronomia italiana.

Aqui, a ideia é sentir que está a comer comida caseira, como se fosse cozinhada pela sua avó. Num ambiente acolhedor e moderno, o conceito de pasta bar, já estabelecido em Itália, nasce em Lisboa para trazer aos portugueses uma cozinha italiana com twist.

Libertà Kitchen. Tem mesmo de conhecer o novo italiano de Lisboa que tem um chef com estrela Michelin
Libertà Kitchen. Tem mesmo de conhecer o novo italiano de Lisboa que tem um chef com estrela Michelin
Ver artigo

Se espera encontrar no Nonna Goes Crazy uma carbonara tradicional, tire daí a ideia. Aqui a lógica é pegar nas receitas tradicionais de massas italianas e adaptá-las de forma original. A carbonara é a carbobora (11,90€), em vez de ovo tem creme de abóbora, e o funky beet pesto (10,90€) vem substituir o tradicional pesto de manjericão. 

“Tentamos sempre reinventar as receitas tradicionais e também para serem um bocadinho mais originais, porque não queríamos ser mais um restaurante italiano convencional. Acho que já há muitos desses”, diz Angelica Greco à MAGG.

créditos: Ricardo Noronha/MAGG

No Nonna, tudo é italiano. Desde os sócios, passando pelos produtos e pela chef de cozinha, até à massa, verdadeira, caseira e fresca. “Por isso é que o nosso produto é muito bom. Acho que quando as pessoas comem a nossa massa se apercebem que esta é uma verdadeira pasta italiana”, explica. 

O nome não podia ser outro. "Nonna Goes Crazy" ("a avó está louca", em português) porque as pastas inspiradas nas tradicionais receitas das avós italianas, mas com um lado maluco e moderno, levariam qualquer nonna à loucura.

Nonna Goes Crazy
Nonna Goes Crazy créditos: Ricardo Noronha/MAGG

Se se está a perguntar quem é a avó que aparece nas fotografias da página de Instagram do Nonna Goes Crazy, é a Fernanda. A ideia do Nonna Goes Crazy é ser um restaurante pop e com um público mais jovem, por isso a imagem tradicional de avó não iria encaixar bem. 

Assim, em parceria com A Avó Veio Trabalhar, uma associação que dá a oportunidade a mulheres com mais de 65 anos de trabalharem, o restaurante italiano encontrou a nonna perfeita. “Fernanda, a nossa nonna, é muito querida. Passamos uns dias juntos e tiramos algumas fotos. Já faz parte da nossa equipa”, conta Angelica.  

Nonna Goes Crazy

Localização: R. de Santo António da Glória 6B, 1250-217 Lisboa
Horário: aberto de terça a domingo das 12h30 às 22h30 (sábado e domingo abre às 19h30)
Contacto: 933 677 400