30 anos. Para celebrar a data redonda, o Salpoente, um dos mais emblemáticos restaurantes da zona de Aveiro, lança a nova carta de inverno, com toda a mestria do chef Duarte Eira, que foi buscar inspiração às suas origens e a produtos e pratos bem portugueses para construir o mais recente menu de degustação do espaço.

Assim, a partir desta quinta-feira, 18 de novembro, os clientes deste icónico restaurante mesmo em frente à ria de Aveiro, edificado em dois antigos armazéns de sal recuperados — mantendo a traça original e a beleza do património —, podem provar ao jantar não só um novo menu de degustação, como uma série de novas entradas.

Kappo. O japonês de Cascais sem queijo Philadelphia, mas com niguiris para comer à mão
Kappo. O japonês de Cascais sem queijo Philadelphia, mas com niguiris para comer à mão
Ver artigo

"Tentei conjugar ingredientes tão basilares da região de Aveiro como a ostra, a carne marinhoa ou o bacalhau com outras ligações à minha infância e aos sabores e saberes de Trás-os-Montes, de onde sou natural", salienta o chef Duarte Eira em comunicado a propósito das novidades do restaurante.

Prepare-se para alternativas como a ostra (panada) da ria de Aveiro, a sanduíche de marinhoa, utilizando a língua de vaca desfiada, cozinhada num estufado tradicional com cebola roxa e coentros em maionese, ou mesmo trufa em versão com e sem ovo, conjugada com cogumelos silvestres. A sopa de castanha e nabiça, um clássico do interior norte do País, também marca presença.

Salpoente
A nova carta tem pratos de peixe e de carne, mas também existe um menu vegetariano.

Para além destas novidades, incluídas no novo menu, existe também sempre um lombo de peixe do dia, bem como o bacalhau e a salada de inverno, "uma metamorfose entre o prato que esteve nomeado para as 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal e os sabores de inverno, onde figuram a esmagada de grão, o ovo, a broa e o azeite", avança o restaurante em comunicado.

O menu não fica completo sem o bacalhau carabineiro, um prato cozinhado a baixa temperatura, com arroz de algas e carabineiro regado com o suco da cabeça do mesmo. Nas sobremesas, renda-se ao chocolate, framboesa e gengibre, mas nem estaríamos em Aveiro se o menu não fosse fechado com ovos moles, aqui com canela e amêndoa.

Duarte Eira
Duarte Eira é o chef executivo do Salpoente.

O novo menu de degustação, com seis momentos no total, tem um valor de 59,50€ por pessoa, sem bebidas. Se optar pela harmonização de vinhos, o preço acresce 20€, também por pessoa. Para além da carta regular e desta novidade, o Salpoente também tem menu vegetariano e outro dedicado às crianças.

Morada: Canal de São Roque, nº 82/83, Aveiro
Telefone: 234 382 674
Horário: 12h30-22h30

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.