Prepare a gula: tem pouco mais de uma semana para percorrer a Rota de Restaurantes de Oeiras, que decorre até 23 de outubro. A lista conta com 21 restaurantes com o mar à espreita que fazem parte da 17.ª edição do Congresso dos Cozinheiros 2021. Todos os anos, o congresso reune profissionais da cozinha e restauração que apresentam os seus projetos, mostram o que fazem no dia a dia e partilham experiências. Pode não ser um profissional da cozinha, mas de certeza que há em si um profissional apreciador do que melhor se faz na gastronomia portuguesa (e também asiática a convite do Tomo e do Dim Sum).

É para isso mesmo que serve a Rota de Restaurantes de Oeiras, que convida a conhecer emblemáticos restaurante do concelho. 

Um dos melhores hotéis gastronómicos do mundo fica em Portugal. Saiba onde e porquê
Um dos melhores hotéis gastronómicos do mundo fica em Portugal. Saiba onde e porquê
Ver artigo

Não podiam faltar os clássicos na lista, como O Faustino e o Zé Varunca, bem como os mais requintados Casa da Dízima e Casa Galega. Nos modernos de Oeiras destacamos O Pastus e o Temperatura. Na lista está também o Sítio de Gente Feliz, em Vila Fria, que serve apenas almoços, sempre com novas surpresas que provêm de tachos generosos.

A ementa começa com entrada, passa para um prato de peixe, finaliza sempre com carne e, obviamente, com sobremesa — o já conhecido pudim abade de Priscos, com flor de sal. As estrelas da casa são o choco frito e o bacalhau à Brás no peixe e na carne, cuja "matéria prima primordial é a carne de porco", destacam-se o pianinho e bochechas de porco preto em vinho tinto, refere Joana Brito à MAGG, que se desdobra nas várias mesas do restaurante, para além de ser  sposa do chef de cozinha e proprietário Miguel Gonçalves.

"O Miguel vai de manhã às compras e o que encontra, traz", diz Joana, justificando o porquê de a ementa nunca ser igual. O que nunca se altera é o facto de tratarem-se sempre de "pratos de conforto" que tornam este espaço único. "Não somos um restaurante convencional, é um experiência", afirma a mulher do chef, acrescentando que o espaço foi expandido para a esplanada, que vai continuar a funcionar de forma coberta no inverno. Como são várias as pessoas que querem desfrutar do menu de almoço de segunda-feira a sexta-feira das 12h às 16h, com entrada, prato, sobremesa, café e bebidas (20€), o melhor é reservar previamente para garantir o lugar (967 838 653 / 960 306 524).

O Congresso dos Cozinheiros 2021 refere a especialidade de cada restaurante que faz parte da identidade de Oeiras, mas deixou escapar alguns. Não queremos que vá às escuras, por isso, colocamos em galeria os pratos que não pode perder quando percorrer esta rota gastronómica.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.