Depois de, em 2020, a FNAC, juntamente com a Câmara Municipal de Lisboa, ter fechado uma parceria com a Livraria Barata, a gigante francesa passa estar presente neste espaço emblemático da Avenida de Roma, em Lisboa, de forma permanente. Por isso, a partir desta sexta-feira, 4 de agosto, este espaço será conhecido como FNAC Avenida de Roma.
O objetivo desta parceria passou por "preservar o património cultural e de cidadania desta livraria, e de dinamização do espaço através de uma maior oferta de produto", avança a marca em comunicado. Agora, a marca chegou a um acordo com a Livraria Barata "de forma a assumir a sua gestão integral, com o propósito de honrar o legado histórico e o estatuto" deste estabelecimento cheio de história (e histórias).
"A digitalização e a globalização do mercado representam desafios significativos e difíceis de acompanhar. Neste sentido e, como para a FNAC estas livrarias fazem parte do património cultural, decidimos investir na Livraria Barata, assumindo a sua gestão, implementando as ferramentas informáticas e a proposta de canais digitais que disponibilizamos em todas as FNAC, mas garantindo a manutenção do seu ADN de forma a perpetuar a sua história num futuro cada vez mais exigente", explica Nuno Luz, diretor-geral da FNAC Portugal, em comunicado.
A loja conta com uma área total de 510 metros quadrados, distribuída por dois pisos. No piso -1, é onde pode encontrar o Fórum FNAC, onde decorrerão apresentações de discos, livros, sessões de autógrafos, horas do conto e outras atividades. Quanto à oferta, esta não se reduz apenas a livros, já que serão vendidos outros artigos, como manuais escolares, papelaria, música, jogos de tabuleiro, brinquedos e vários produtos tecnológicos, que vão dos telemóveis aos computadores.
No que aos serviços diz respeito, poderá encontrar os habituais da FNAC, como o Click&Collect em 30 minutos, o ClickinStore – ou seja, o acesso ao catálogo online com recolha em loja no próprio dia –, a Bilheteira FNAC e o cartão de fidelidade e crédito FNAC. "Estarão ainda disponíveis os Kits Experiência e os Cartões Oferta FNAC", lê-se no comunicado.
Por isso, apesar de a livraria passar a contar com o selo FNAC, mantém a atmosfera acolhedora de acesso à cultura e de proximidade com a comunidade e com os autores a que a Livraria Barata habituou os clientes. A par disto, a marca avança ainda que todos os colaboradores do estabelecimento vão manter-se neste novo capítulo do projeto, contando com uma equipa de 16 pessoas.