O LX Factory chegou a ser o terceiro sítio mais visitado da capital portuguesa. Intitulado "the coolest place in Lisbon" (o espaço mais fixe de Lisboa), fica por baixo da ponte 25 de Abril, em Alcântara, entre o Cais do Sodré e Belém. Aberto todos os dias, é um autêntico mundo à parte.
"Encontramos um bocado de tudo dentro do LX, desde Chiado ao Príncipe Real e até ao Cais do Sodré", crê Sara Soares Carvalho, atual gestora do espaço. "É um tipo de comércio diferente, dinâmico e em constante evolução", continuou, em entrevista à MAGG, sobre este local heterogéneo.
No LX Factory há atividades culturais para toda a família, independentemente da faixa etária. Há sítios perfeitos para o trabalho remoto ou para organizar conferências, vários ateliês, restaurantes, livrarias e lojas de beleza, joalharia, arte, cultura, moda e muito mais.
A origem data de 1846, altura em que pertencia à Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense. Nos primeiros anos de 1900, abriu uma gráfica e foram surgindo outros edifícios. "É aqui a génese do LX", diz-nos Sara Soares Carvalho. O local acabou por ficar abandonado.
Em 2005, foi reaproveitado como espaço comercial, com o objetivo de abraçar a cultura e a arte e, num conceito inovador. "Passou por vários proprietários e começou com lojas pequenas e muito artesanato", adianta a gestora do LX Factory, que o considera a sua "vila".
"O LX esteve adormecido durante um tempo. Estagnou um bocadinho. Queremos voltar a torná-lo icónico", explicou Sara Soares Carvalho à MAGG, sobre este espaço com fortes vibes industriais. De momento, um dos pisos está a ser remodelado.
Será dedicado ao comércio e contará com marcas alternativas como a 8000 Kicks. "Não queremos transformar o LX num centro comercial, porque não o é. Ele marca pelo ar inacabado e pela história associada", sublinha a gestora do espaço, que considera ser "um dos mais icónicos em Lisboa".
Este espaço é pet friendly e os patudos estão, de facto, em todo o lado (inclusive dentro de algumas lojas). Embora 90% do público ainda seja estrangeiro, estão a ser feitos esforços para cativar o cliente português. Deixamos-lhe algumas sugestões de coisas que pode fazer no LX Factory.
1. Fazer um roteiro artístico
O LX Factory tem sido, desde 2016, palco do festival de arte urbana MURO. Este ano, aconteceu entre 20 e 29 de outubro e trouxe novas obras de arte (como uma escultura e muros personalizados) e exposições. Este evento de entrada gratuita é apenas uma amostra do potencial artístico deste local.
Seja nas galerias de arte no interior ou no exterior, há dezenas de obras espalhadas pelo LX Factory. E foi por esse motivo que criaram um roteiro artístico que tem como objetivo ficar a conhecer os detalhes de arte urbana, assim como os seus criadores (incluindo Bordalo II). "Está na génese do LX valorizar o que é nosso", nota a gestora do espaço.
Este roteiro tem versões mais longas e mais curtas, mas pode ser feito em apenas uma hora. As paredes do LX Factory são uma verdadeira galeria de arte e contam, desde o festival MURO, com três novas intervenções de artistas portugueses. "Tentamos a todo o custo preservar, mas a arte urbana vai-se degradando com o tempo", refere Sara Soares Carvalho.
2. Descarregar as frustrações
Graças ao USAxe Club, pode aproveitar para atirar machados durante a sua ida ao LX Factory. É uma atividade imperdível para quem tem frustrações acumuladas e precisa de as descarregar de alguma forma — sempre em segurança, claro, com a ajuda dos Axe Masters.
São eles que ensinam a fazer o lançamento como deve ser, sendo que todos os jogadores recebem treino antes de começarem e há regras de segurança a cumprir. É possível jogar durante 15 minutos ou uma hora, de forma individual ou em grupo. A experiência custa 25€ por pessoa, sendo que o preço vai diminuindo quanto maior for o grupo.
Os machados são lançados contra um alvo e os miúdos também o podem fazer, desde que estejam acompanhados por um tutor que se responsabilize por eles. Como esta atividade abre o apetite, o USAxe Club conta com um restaurante onde pode provar o melhor da gastronomia norte-americana.
3. Encher a barriga
O LX Factory conta com diversas opções de restaurantes, bares e pastelarias, para os paladares mais exigentes. Um dos exemplos é a Salamaria, que vende salames com sabores como red velvet, crème brûlée, Ferrero Rocher e capuccino. Uma fatia custa 2,50€ e uma caixa com cinco fatias 10€.
Se preferir, pode experimentar a cozinha asiática e peruana do Matchamama (que até tem um jardim secreto) ou provar o bolo de chocolate da Landeau. No Chef Nino tem sumos 100% naturais e opções deliciosas para todas as refeições do dia, como panquecas e milkshakes a 7€, hambúrgueres a 13,50€ ou o menu de brunch por 17€.
4. Ir às compras
O comércio está ao rubro no LX Factory, seja em termos de roupa em segunda mão, dos brinquedos para crianças da Petit Love aos itens fora da caixa da Bairro Arte, e sem esquecer os produtos deliciosos da More Than Wine (como sal, patês e azeites). Não faltam ideias.
Na loja Ementa, cujo mote é "motivated by friendship", já que foi criada por três amigos skaters, reina a bombazine, tanto na roupa como nos acessórios. Na livraria Ler Devagar há música ao vivo, livros e discos em vinil. Esta foi das primeiras lojas a abrir no LX Factory.
5. Participar num workshop
É comum serem dinamizados workshops pelo LX Factory, seja no gabinete da maquilhadora profissional Inês Franco ou para ensinar a fazer tote bags. Também há uns focados em fotografia aplicada à arte urbana ou os que ensinam a fazer origami, a arte de dobrar papel. Para ficar a par destes eventos basta estar atento às plataformas online do projeto.