No Dia Internacional da Juventude, que se celebra esta quinta-feira, 12 de agosto, voltamos o foco para a área da cultura. Os museus, os monumentos e os palácios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural celebram este dia com entradas gratuitas para os jovens entre os 12 e os 29 anos.

O seu coração partido pode ficar eternizado no Museum of Broken Relationships – saiba como
O seu coração partido pode ficar eternizado no Museum of Broken Relationships – saiba como
Ver artigo

O Instituto Português do Desporto e da Juventude faz também parte da organização e, para além do acesso gratuito, os jovens irão poder realizar atividades ligadas à alimentação, ao ambiente e à sustentabilidade. Este ano, a comemoração irá promover a visão dos jovens sobre o tema "Transformar Sistemas Alimentares: Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária".

Se é um apreciador deste tipo de atividade, a MAGG reuniu cinco sugestões em Lisboa para aproveitar este dia ao máximo.

Museu Nacional dos Coches

Este museu reúne uma coleção única de viaturas de gala e de passeio dos Séculos XVI a XIX, provenientes da Casa Real Portuguesa. As coleções permitem aos visitantes a compreensão da evolução a nível técnico e artístico dos meios de transporte desde da tração animal ao surgimento do automóvel.

Encontram-se 70 viaturas em exposição, sendo que a mais antiga pertence ao século XVI. Para além destas coleções, o Museu Nacional dos Coches apresenta um Antigo Picadeiro com coches, berlindas, a galeria e pintura da família real e um conjunto de acessórios de cavalaria.

Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Para mais informações, basta entrar aceder ao site oficial do Museu Nacional de Coches.

Museu Nacional dos Coches

Mosteiro dos Jerónimos

A sua construção iniciou-se em 1501 e é uma obra-prima da arquitetura portuguesa do século XVI. Classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, o Mosteiro dos Jerónimos destaca-se devido ao seu cenário histórico e monumental. Na sua fachada, que se prolonga por cerca de trezentos metros, encontra-se a Porta Sul da Igreja onde se destacam as imagens do Arcanjo S. Miguel e da Santa Maria de Belém.

No seu interior, os visitantes poderão encontrar a igreja-salão da autoria de João de Castilho. Nas capelas laterais, estão sepultados os reis, príncipes e infantes descendentes de D. Manuel I. E, na capela-mor encontram-se os túmulos do D. Manuel I, do seu filho D.João III e das suas mulheres.

Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18:30h. Para mais informações, basta entrar em contacto com o Mosteiro dos Jerónimos através de contacto telefónico ou email (213 620 034/geral@mjeronimos.dgpc.pt).

Mosteiro dos Jerónimos

Museu Nacional de Arte Antiga

No Museu Nacional de Arte Antiga encontrará os famosos “tesouros nacionais” desde das obras de pintura às artes decorativas. As suas coleções foram surgindo através das generosas doações e de importantes compras entre a Idade Média e os tempos contemporâneos.

Composto por mais de 40 000 itens, o arquivo do Museu Nacional de Arte Antiga compreende o maior número de obras. Para além disto, engloba também as obras de referência do património artístico mundial.

Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Para mais informações, basta entrar aceder ao site oficial do Museu Nacional de Arte Antiga.

Museu Nacional de Arte Antiga

Torre de Belém

Considerado também um Património da Humanidade pela UNESCO, a Torre de Belém é um dos ícones da cidade de Lisboa. Construído entre 1514 e 1519, este monumento conjuga dois modelos arquitetónicos — a torre alta de traços medievais e o baluarte, um dispositivo militar moderno.

A Torre de Belém é um valioso testemunho da época dos Descobrimentos, composta por uma decoração festiva na modalidade portuguesa do tardo-gótico manuelino. É importante dar destaque à sua loggia, que foi pensada para intensificar as chegadas e saídas das embarcações.

Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18:30h. Para mais informações, basta entrar em contacto com a Torre de Belém através de contacto telefónico ou email (213 620 034/geral@mjeronimos.dgpc.pt).

Torre de Belém

Panteão Nacional  

Construído no estilo barroco, o Panteão Nacional é uma referência incontornável de Lisboa. Os visitantes, através do seu terraço, têm a oportunidade de desfrutar de uma vista inesquecível da cidade e do rio Tejo

No edifício encontram-se os túmulos de várias personalidades que marcaram o país desde do antigo presidente da República Teófilo Braga, passando pela artista Amália Rodrigues até ao futebolista Eusébio. A sua missão passa por homenagear, promover e divulgar a vida e obra dessas personalidades.

Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Para mais informações, basta entrar aceder ao site oficial do Panteão Nacional.

Panteão Nacional