Agora que o Euro 2020 já começou, fomos vasculhar os melhores documentários sobre futebol para ver em streaming. Uma das nossas sugestões analisa a ascensão de Edson Arantes do Nascimento à figura de Pelé, considerado por muitos como um dos melhores jogadores de sempre de futebol.

Passou pelo Santos Futebol Clube aos 15 anos e, um ano mais tarde, já representava a selecção do Brasil. "Pelé", um documentário exclusivo e original da Netflix, mostra o percurso do jogador e a forma como esse sucesso foi sendo contrastado com o clima instável da ditadura militar no Brasil.

O Euro 2020 está a chegar. Saiba onde pode ver todos os jogos de Portugal
O Euro 2020 está a chegar. Saiba onde pode ver todos os jogos de Portugal
Ver artigo

Também pode ver "Ronaldo", igualmente da Netflix, sobre Cristiano Ronaldo e a forma como o seu talento é já reconhecido fora de Portugal. Ou "Tudo ou Nada: Tottenham Hotspur", com José Mourinho à frente do clube numa altura em que o objetivo é a liderança da Premier League enquanto o surto da COVID-19 impõe várias condicionantes à competição. Mas há mais para ver.

De "Pelé" a "Ronaldo", sugerimos-lhe nove documentários sobre futebol para ver em época de Euro 2020, que mantém o mesmo nome depois de ter sido adiado devido à pandemia.

"Pelé" (Netflix)

Lançado em 2021, este documentário da Netflix procura analisar a ascensão de Edson Arantes do Nascimento a astro do futebol mais conhecido como Pelé, desde a passagem pelo Santos Futebol Clube, aos 15 anos, até à chegada à Seleção Brasileira de Futebol um ano mais tarde.

No currículo, soma a distinção de ter marcado 77 golos em 92 jogos, e a conquista de três edições do Campeonato Mundial de Futebol, da FIFA, em 1958, 1962 e 1970.

Em "Pelé", contrasta-se a ascensão do avançado, posição em que jogava, num Brasil cada vez mais instável devido à ditadura militar que atravessou, e durante a qual Pelé apoiou várias políticas que visassem melhorar as condições sociais e económicas da população mais desfavorecida no país.

"Sunderland Até Morrer" (Netflix)

O primeiro episódio desta série documental traça a linha narrativa que acompanha toda a produção: Stewart Donald, o novo dono do Sunderland, a equipa de futebol pertencente à terceira divisão do campeonato inglês, junta-se ao diretor desportivo com o objetivo de fazer o clube ultrapassar o período conturbado, entre 2017 e 2018, em que a falência parecia quase certa.

Por um lado, o quase desastre financeiro. De outro, a necessidade de mostrar resultados em campo. Em "Sunderland Até Morrer" conta-se uma história verídica de superação e dedicação à camisola.

As duas temporadas estão inteiramente disponíveis na Netflix.

"O Coração de Sergio Ramos" (Amazon Prime Video)

Disponibilizado na Amazon Prime Video, "O Coração de Sergio Ramos" põe no centro da história a figura do futebolista Sergio Ramos que acumula duas responsabilidades de grande relevo — a de ser capitão do Real Madrid e da seleção espanhola.

Ao longo de duas temporadas, o documentário mostra a vida do jogador em campo e a forma como lida diariamente com o reconhecimento e a pressão que decorrem da sua notoriedade no futebol.

Para isso, é dada especial atenção à sua vida privada, aos hobbies a que se dedica para se manter estável, mas também aos momentos mais marcantes e conturbados da sua carreira.

"Campo de Estrelas" (Amazon Prime Video)

Com duas temporadas, inteiramente disponíveis no catálogo da Amazon Prime Video em Portugal, "Campo de Estrelas" foca-se na forma como alguns dos jogadores mais emblemáticos do futebol mundial lidam com a pressão de estar em campo e com o facto de saberem que a carreira que escolheram implica, muitas das vezes, grandes sacrifícios por parte das famílias.

Alguns dos jogadores abordados pelo documentário são Marcelo Vieira, Roberto Carlos ou Álvaro Arbeloa.

Ainda que haja muitos episódios focados no futebol e nos futebolistas, outras focam-se também em atleta de outros desportos, como o basquetebol.

"Isto É Futebol" (Amazon Prime Video)

Ao longo de seis episódios, "Isto É Futebol" aborda o impacto social e económico do futebol em várias partes do mundo. Além disso, foca-se também no cariz unificador, mesmo em contextos instáveis, conturbados e de grande tensão.

No documentário surgem personalidades de grande reconhecimento no meio, como o treinador Pep Guardiola e Lionel Messi — considerado um dos melhores do mundo.

O fim dos Excesso e a Telecel que passou a Vodafone. Como era Portugal com o Sporting campeão
O fim dos Excesso e a Telecel que passou a Vodafone. Como era Portugal com o Sporting campeão
Ver artigo

"Tudo ou Nada: Tottenham Hotspur" (Amazon Prime Video)

Em "Tudo ou Nada: Tottenham Hotspur", o espectador tem a possibilidade de aceder aos bastidores de uma das épocas mais marcantes do clube quando Daniel Levy, o presidente, decide despedir o treinador Mauricio Pochettino e contratar o português José Mourinho.

O objetivo? Levar o clube inglês à liderança da Premier League, na época 2019-2020, num contexto de grande instabilidade mundial devido ao surto da COVID-19.

Das derrotas às vitórias, José Mourinho vê-se a braços com o futuro do clube nas mãos neste registo transparente, honesto e narrado pelo ator Tom Hardy.

"Ronaldo" (Netflix)

O nome diz tudo. Ao longo uma hora e meia, "Ronaldo", lançado em 2015, traça o perfil do jogador nacional Cristiano Ronaldo — acompanhando a sua vida pessoal, a ascensão a astro do futebol português e a forma como, ao longo dos anos, foi aprendendo a gerir o impacto mediático de que foi sendo alvo.

Para isso, conta com a participação de figuras que são próximas na vida do futebolista, como Dolores Aveiro ou Jorge Mendes. Mas também do próprio jogador, claro.

Mas os responsáveis pelo documentário falaram ainda com colegas de profissão do meio. É o caso de Rio Ferdinand ou até Lionel Messi.

"Juventus: Equipa Número 1" (Netflix)

Dividida entre duas partes (A e B), e com um total de seis episódios, "Juventus: Equipa Número 1" traça o percurso, dentro e fora de campo, da Juventus à medida que se prepara para vencer a liga italiana pela sétima vez consecutiva.

O primeiro episódio arranca com o início da temporada da Juventus, que pretende chegar ao troféu da Série A, mas também à final da Liga dos Campeões.

Pelo meio, o impacto dos jogos decisivos e da pressão decorrente da alta competição nos jogadores é um dos principais temas abordados.

"Griezmann: Assim Nasce Uma Lenda" (Netflix)

Lançado em 2019, "Griezmann: Assim Nasce Uma Lenda" traça o percurso do francês Antoine Griezmann, que atualmente joga como avançado no Barcelona, explicando como se tornou num dos melhores jogadores de futebol.

Apesar da sua baixa estatura, o documentário mostra ainda como o jogador provou que os melhores "não se medem aos palmos", tornando-se num dos finalizadores mais eficientes do meio.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.