Já pode sair do sofá: vem aí a primeira edição que celebra as estreias da televisão no cinema: os canais da TVCine chegam às salas de todo o País nos dias 24 e 25 de setembro, num festival que leva os êxitos que estamos habituados a ver no canal de cabo até a um ecrã em ponto grande.

"Pôr do Sol" vai acabar, mas em bom: vai poder ver último episódio no cinema (e é grátis)
"Pôr do Sol" vai acabar, mas em bom: vai poder ver último episódio no cinema (e é grátis)
Ver artigo

Em exclusivo com os Cinemas Nos, as estreias do TVCineFest vão estar espalhadas por todo o País: Lisboa, Porto, Viseu, Vila Real, Loulé, Coimbra, Almada e Funchal. O bilhete é diário, tem um custo de 5€ e é válido para todas as sessões do dia.

Se quiser adiantar-se, a pré-venda começa dia 2 setembro. Para além disso, estará a apoiar a cultura e os artistas em Portugal parte do valor do bilhete irá reverter a favor da Casa do Artista.

Espreite alguns dos êxitos que vai poder ver no TVCineFest.

"The Handmaid’s Tale"

Dentro das estreias apresentadas pelo festival, destaca-se a antestreia do primeiro episódio da quinta temporada de "The Handmaid’s Tale". Inspirada no romance de 1985 da autora Margaret Atwood, a série venceu 15 Emmys e tornou-se um fenómeno cultural por todo o mundo.

Mais relevante do que nunca, "The Handmaid’s Tale" descreve uma sociedade totalitária num ambiente distópico onde um regime totalitário derrubou o governo dos EUA e criou a República onde toda a trama se passa: Gilead. A série dá palco a temas importantes, entre eles o fundamentalismo religioso e a violência na igualdade de género.

O episódio vai estar em estreia de 25 de setembro e encerra de forma exclusiva o festival.

“Diário para Jordan”

Baseado numa história real, Michael B. Jordan e Chanté estrelam a longa-metragem de um dos dramas mais adorados de 2021. A narrativa é baseada num livro de memórias “Um diário para a Jordânia: uma história de amor e honra”, escrito por Dana Canedy.

No filme, Jordan veste a pele do Primeiro Sargento Charles Monroe King, que enquanto está a combater no Iraque, escreve um diário com conselhos sábios para o seu filho recém-nascido, que irá crescer sem o pai.

À semelhança de “The Handmaid’s Tale”, vai puder ver (ou regressar) a este comovente drama no dia 25 de setembro.

"Estúdio 666"

Como assim um filme dos Foo Fighters? É verdade e caso não conheça este filme de terror da banda vai ter a sua oportunidade no primeiro dia do festival – 24 de setembro. A trama apresenta os membros da banda de rock, Foo Fighters a mudarem-se para uma mansão em Enciono, mergulhada na terrível história do rock’n’roll para gravarem o tão esperado décimo álbum.

Segundos algumas críticas e reações ao filme, não espere um terror de alto nível, mas uma dose de bom humor e uma ótima banda sonora.

"A Purga: Adeus América"

Ainda não viu toda a saga? Não faz mal. Ao menos o último já está garantido no cinema. Produzido por James DeMonaco e Michael Bay, “A purga: Adeus América” vai estar em estreia no dia 24 de setembro e conta a história de um gangue de assassinos mascarados que decide quebrar as regras e dominar a América por meio de uma “Purga Eterna”.

No meio do caos e do massacre, duas famílias vão unir-se para lutarem contra este grupo de criminosos.

"Billy The Kid"

Não uma, mas duas antestreias de primeiros episódios. “Billy The Kid” foi uma das apostas do festival e vai fechar o primeiro dia, com o primeiro episódio da sua nova temporada. Com um toque de western moderno, a nova série inspira-se no legendário cowboy do faroeste, Billy the Kid, desde as suas raízes irlandesas aos seus primeiros dias como cowboy e pistoleiro na fronteira americana, até ao seu papel fundamental na Guerra do condado de Lincoln.

Mas há muitas outras novidades que não pode perder neste festival. Sábado, 24 de setembro, também vai puder assistir pela primeira vez ao filme de ação, “O Jesuíta”, com argumento de Paul Schrader ("Taxi Driver").

Para domingo, 25 de setembro, também irá ter várias surpresas, entre elas o filme “Help”, um drama protagonizado por Jodie Comer que lhe valeu o Bbafta de Melhor Atriz em 2022 e “Mainstream”, uma sátira de Gia Coppola com Andrew Garfield e Maya Hawke.