Cancele todos os planos para este domingo, 5 de junho, e programe já o GPS para o guiar até aos jardins da Torre de Belém, em Lisboa. É que a 10.ª edição do FNAC Live está aí à porta e, este ano, o festival não só conta com nomes bem conhecidos da indústria musical portuguesa no cartaz como com (muitas) surpresas inéditas.

Estes são os 17 melhores parques e jardins a visitar em Portugal
Estes são os 17 melhores parques e jardins a visitar em Portugal
Ver artigo

Há comida, bebida e, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), pode contar com 25ºC de máxima em Lisboa. Portanto, nem a meteorologia é desculpa para ficar em casa e perder este festival gratuito.

A Garota Não, Tiago Bettencourt, Samuel Úria, Rui Veloso, Blaya e Classe Crua são alguns dos nomes que vão atuar nestes jardins com vista para o rio Tejo já este domingo. No entanto, vai ainda poder cruzar-se com nomes como Sreya, Ganso, From Atomic, Melquiades, Basilda e, ainda, Chinaskee.

Não fosse o grande objetivo do FNAC Live lançar novos talentos. "É um festival urbano, de entrada livre, que junta num só cartaz alguns dos nomes mais reconhecidos da música portuguesa associados ao nosso projeto Novos Talentos Fnac. Ou seja, acaba por juntar no mesmo cartaz artistas já muito conhecidos do público e outros que estão agora a começar. Aqui a nossa ideia é que estes que estão a começar sejam alavancados pelos grandes nomes", explica Catarina Silva, Responsável de Comunicação Institucional e Cultural da FNAC, em entrevista à MAGG.

Cada atuação no palco principal irá rondar os 50 minutos, enquanto que cada segmento no palco Novos Talentos Fnac (NTF) terá a duração de 20 minutos.

Cartaz Fnac Live
créditos: divulgação

Já conhece o concurso Novos Talentos FNAC?

Há 20 anos que a FNAC premeia jovens talentosos e este ano os vencedores terão um palco especial. "Este ano, como são os dez anos do FNAC Live e os 20 anos do Novos Talentos FNAC, decidimos fazer, pela primeira vez, a entrega de prémios no FNAC Live. Portanto, a entrega de prémios vai ser o arranque do programa no domingo", explica Catarina Silva, acrescentando que "normalmente, os novos talentos que tocam no FNAC Live são os que ganharam nesse ano". No entanto, desta vez, como só serão anunciados na data, "os novos talentos que vão atuar são de anos anteriores".

Para contextualizar, Catarina Silva explica ainda que este é um concurso que tem seis categorias: música, ilustração, fotografia, cinema, videojogos e escrita. O objetivo é encontrar jovens talentos, com recurso a um" júri de peso e reconhecido em cada uma das áreas, que depois seleciona os trabalhos". Cada área conta com um vencedor e duas menções honrosas, sendo que todos eles recebem um troféu e prémios, que integram uma longa lista de ofertas.

Mas, atenção: a ligação da FNAC aos concorrentes não termina no dia da entrega de prémios. O que acaba por acontecer é que a FNAC dá "casa" e apoio durante o ano inteiro aos autores dos trabalhos selecionados, seja nas lojas, físicas, nos eventos da marca, nos destaques ou, no caso da ilustração, por exemplo, nos sacos da FNAC.

"Durante o ano seguinte, pelo menos, tentamos pôr o trabalho deles na rua. O ano passado, por exemplo, na escrita, conseguimos fazer uma apresentação na Feira do Livro e foi muito giro, porque era um autor que nunca tinha lançado nada e que disse mesmo: 'o meu sonho sempre foi lançar um livro e agora estou a fazê-lo na Feira do Livro, é espetacular'", recordou a responsável.

Neste sentido, este ano, os autores dos melhores trabalhos serão premiados em frente a uma vasta multidão, com o intuito de dar a conhecer, logo à partida, o seu trabalho.

Comida, bebida e boa disposição

Para além dos 12 concertos gratuitos e da entrega de prémios, no FNAC Live vai ainda encontrar carrinhas com comida espalhadas pelo recinto, "onde as pessoas se podem ir abastecendo ao longo do festival", frisa Catarina Silva, enquanto deixa no ar a promessa de que os visitantes podem ainda contar com "animações surpresa" a deambular pelo espaço do evento.

O FNAC Live arranca as 15h deste domingo, 5 de junho, e a entrada a totalmente gratuita. Para mais informações, consulte o Instagram da Fnac aqui.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.