Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, que se assinala esta terça-feira, 18 de maio, são várias as exposições e atividades a acontecer com o objetivo de levar cada vez mais público à cultura, um dos setores mais afetados pelo surto da COVID-19.

Neste dia, as exposições são gratuitas e há várias para conhecer um pouco por todo o País. É o caso do Museu do Papel, em Santa Maria de Feira, que promete visitas guiadas, com recurso a sistema áudio, mas também atividades várias em que os visitantes são desafiados a produzir folhas de papel reciclado durante a visita.

Naquele cinema, falou-se de tudo menos do filme. Mas vivemo-lo como se fosse a última vez
Naquele cinema, falou-se de tudo menos do filme. Mas vivemo-lo como se fosse a última vez
Ver artigo

O Dia Internacional dos Museus coincide ainda com o arranque da segunda edição da Bienal'21 Fotografia do Porto, em que poderá ver 19 exposições de 15 curadores e 46 artistas, nacionais e internacionais, em vários pontos do Porto.

Mas há mais para ver (e fazer). Mostramos-lhe 6 exposições para ver já esta terça-feira, em que ir ao museu não custa nada.

O espetáculo de palhaços e as visitas guiadas ao Centro de Artes, em Caldas da Rainha

6 exposições para ver no Dia Internacional dos Museus (em que é entrada é gratuita)

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, o Centro de Artes, nas Caldas da Rainha, preparou um programa especial para esta terça-feira. Às 10h30, os visitantes poderão ver o novo espetáculo dos palhaços Matilde e Pepe que, auxiliados por um enorme globo, se propõem a fazer uma viagem musical à volta do mundo inteiro.

Sempre que o globo parar de girar, o destino escolhido servirá de pretexto para que os dois possam apresentar alguns dos instrumentos característicos desses locais. O espetáculo é direcionado para um público dos 5 aos 12 anos e as inscrições podem ser feitas até ao final desta segunda-feira, 17, através do número de telefone 262 840 450.

Às 11h30, segue-se uma visita guiada a todos os museus, e ao jardim, do Centro de Artes, limitada apenas a 10 pessoas por grupo.

Vá à exposição "A Vez das Deusas", do Museu do Oriente, em Lisboa

6 exposições para ver no Dia Internacional dos Museus (em que é entrada é gratuita)

"A Vez das Deusas", a mais recente exposição do Museu do Oriente, em Lisboa, é a destacada para celebrar o Dia Internacional dos Museus. Com entrada gratuita, os visitantes terão acesso à forma como a cultura visual se une com a história contemporânea da Índia para contar (e mostrar), a definição de papéis sociais com base nas imagens das deusas hindus.

No total, há 97 cartazes que procuram refletir sobre os desafios de ser mulher nos dias de hoje, partindo das experiências e dos ensinamentos do passado.

A visita guiada está marcada para as 16 horas e, logo de seguida, todos os visitantes terão direito a uma sessão de desenho acompanhada e conduzida por José Louro, parte integrante do coletivo de artistas Urban Sketchers.

As inscrições podem ser feitas através do número 213 585 244.

Vá ao renovado NewsMuseum e ao Sintra Mitos e Lendas

6 exposições para ver no Dia Internacional dos Museus (em que é entrada é gratuita)
créditos: NewsMuseum

Nesta terça-feira, o NewsMuseum e o Sintra Mitos e Lendas, dois centros expositivos e interativos, em Sintra, vão funcionar em conjunto e de forma complementar.

Embora dedicado à comunicação e à atualidade, que por estes dias é preenchida pelo surto da COVID-19, o NewsMuseum, agora renovado, tem um novo equipamento decorrente da parceria com o museu vizinho, Mitos e Lendas, para que todos os visitantes possam conhecer algumas das histórias e segredos mais emblemáticos que compõem o misticismo que envolve a região.

As histórias mostradas neste novo equipamento servem como um simples aperitivo daquilo que se encontra no Mitos e Lendas que, no Dia Internacional dos Museus, também tem porta aberta para receber todos os que queiram saber mais sobre a região.

Espreite as exposições da Bienal'21 Fotografia do Porto

6 exposições para ver no Dia Internacional dos Museus (em que é entrada é gratuita)

A segunda edição da Bienal'21 Fotografia do Porto arrancou na sexta-feira, 14 de maio, e estará em 15 espaços do Porto até 27 de junho. Todas as exposições e iniciativas são de entrada gratuita.

No total, há 19 exposições de 15 curadores e 46 artistas, nacionais e internacionais, que ocuparão locais como o Centro Português de Fotografia, a Reitoria do Porto, a Estação de São Bento ou a Galeria dos Paços do Concelho, no Porto.

A plataforma Ci.CLO, responsável pela organização do evento, desafiou os artistas a refletir sobre a forma como a cultura e, mais especificamente, a arte, pode ter um papel ativo no debate de questões como as vulnerabilidades sociais, ambientas e económicas.

O resultado está nestas 19 exposições. O programa completo, com os vários horários, pode ser consultado no site oficial do evento.

Vá conhecer o Museu do Papel, em Santa Maria da Feira

6 exposições para ver no Dia Internacional dos Museus (em que é entrada é gratuita)

Em Santa Maria da Feira, o Museu do Papel vai estar de portas abertas a todos os visitantes entre as 10 e as 13 horas e, da parte da tarde, entre as 14 e as 17 horas.

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, a organização do espaço promete a realização de visitas guiadas com recurso a sistemas de áudio, mas também a pequenas atividades em que o objetivo é a produção de folhas de papel reciclado.

As reservas devem ser feitas por telefone ou email, através do número 256 370850 ou do endereço museudopapel@cm-feira.pt.

Conheça a renovada sala René Lalique, dedicada à produção joalheira e vidreira

6 exposições para ver no Dia Internacional dos Museus (em que é entrada é gratuita)
créditos: Pedro Pina

Este ano, o Dia Internacional dos Museus coincide com a reabertura ao público da, agora renovada, sala dedicada às obras de René Lalique, o artista francês cujo reconhecimento surgiu decorrente das suas criações em vidro.

A exposição das obras de produção joalheira e vidreira, e são 80 no total, são só uma das formas como o Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, quer assinalar o dia.  Ao visitar a exposição, encontrará jóias, frascos de perfume, serviço de mesa e outros objetos que Lalique criou de forma inovadora e surpreendente a partir de vidro.

A entrada na exposição também é gratuita nesta terça-feira.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.