A cidade de Aveiro prepara-se para ser palco de um evento cultural que traz mais de 50 espetáculos e mais de 100 ações culturais com artistas de nove nacionalidades, para celebrar a cultura. O Festival dos Canais de 2023 acontece entre 12 e 16 de julho e não vai faltar música, dança, teatro ou circo.

O grande destaque da edição deste ano é o concerto que Camané, Ricardo Ribeiro e António Zambujo. Estes três artistas vão unir-se a 16 de julho para cantar clássicos da música brasileira.

Também os D.A.M.A vão marcar presença neste festival. A banda junta-se a Buba Espinho no dia 14 de julho para cantar os novos êxitos. Durante estes cinco dias de festival também vai ser possível ouvir a Banda Sinfónica Portuguesa com a atuação do saxofonista Henk Van Twillert.

A gastronomia também é uma área importante a ser celebrada neste evento. O Festival dos Canais vai integrar na sua programação o evento gastronómico Chefs On Fire. Para mostrar o que de melhor se cozinha na região de Aveiro e no Centro de Portugal, os chefs João Cura, César Vitorino, Luís Gaspar, Pedro Braga e Rafaela Louzada vão confecionar pratos em fogo lento para celebrar as origens da cozinha portuguesa.

Para além da música, este evento também apresenta muita arte em movimento. O espetáculo “Sylphes”, da companhia espanhola e argentina Aerial Strada, é um desses exemplos. A estrear-se em Portugal a 15 de julho, esta apresentação irá contar com “momentos únicos de acrobacia, suspensão, luz, cor, música e seres misteriosos que dançam com a lua”, aponta a organização do evento em comunicado de imprensa.

Veggie Summer Fest. Está a chegar um festival (à borla) dedicado ao vegetarianismo
Veggie Summer Fest. Está a chegar um festival (à borla) dedicado ao vegetarianismo
Ver artigo

O evento está também preparado para receber os mais pequenos com muitas atividades pensadas especialmente para esta faixa etária. Espetáculo interativo para conhecer os seres da Terra, atelier para criar objetos através de recursos naturais, apresentação que junta artesanato e música e tempo para histórias são alguns dos exemplos em que as crianças podem participar durante a realização do Festival dos Canais.

“Este evento oferece diversas expressões culturais de forma gratuita ao público, transformando a cidade num enorme centro cultural, onde há sempre alguma coisa a acontecer durante cinco dias”, refere José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, em comunicado de imprensa.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.