Aquela altura do ano está de volta, em que os filmes de terror têm outro gosto. Para este Halloween, fomos vasculhar os principais serviços de streaming disponíveis em Portugal para uma listagem dos filmes e das séries mais intensas, com mais ou menos sustos, e para ver sozinho ou acompanhado.

Uma das nossas sugestões é "Missa da Meia-Noite", uma produção de Mike Flanagan que nos faz acompanhar o percurso de um padre que, recém-chegado a uma vila necessitada de fé e de intervenção divina, começa a aperceber-se de uma série de acontecimentos inexplicáveis e sobrenaturais.

"Succession". Do ritmo à vida dos ricos que deslumbra, o que explica o sucesso da série?
"Succession". Do ritmo à vida dos ricos que deslumbra, o que explica o sucesso da série?
Ver artigo

Em comparação com outras produções assinadas pelo próprio Flanagan (como "A Maldição de Hill House", também na Netflix), talvez esta seja menos assustadora. Mas não menos intensa.

Mas também sugerimos "As Coisas Que Vi", outra série da Netlfix que usa histórias reais para lhes oferecer uma reconstituição dramática. Esta, sim, promete arrancar sustos ao longo dos episódios e não garantimos que a consiga ver do início ao fim. Mas há mais para ver e conhecer.

Com mais ou menos sustos, mostramos-lhe seis filmes e séries de terror para ver neste Halloween.

"Missa da Meia-Noite" (Netflix)

É a mais recente produção de Mike Flanagan (o mesmo que criou "A Maldição de Hill House" e "A Maldição de Bly Manor") para a Netflix.

Tal como nas histórias anteriores, também esta promete momentos de tensão com personagens a presenciaram momentos inexplicáveis por ação do sobrenatural. Em "Missa da Meia-Noite", uma série composta por sete episódios de mais de uma hora, o foco está na chegada de um padre jovem e carismático a uma pequena vila desesperada por intervenção divina.

Quando este padre chega, o que encontra é um fervor religioso e mistérios obscuros que põem em causa a sua própria fé. A série provoca alguns sustos, mas será talvez a mais leve quando comparada com as outras produções de Flanagan.

"As Coisas Que Vi" (Netflix)

Esta não é para os mais sensíveis. "As Coisas Que Vi", uma série da Netflix composta por apenas cinco episódios de cerca de 30 minutos cada, tem como base acontecimentos sobrenaturais que terão sido presenciados por várias pessoas espalhadas pela América Latina.

Os episódios que aqui poderá ver são, portanto, reconstituições dramatizadas de algumas dessas histórias. O primeiro episódio, por exemplo, recorda o caso de uma família e uma casa assombrada. Já o segundo mostra como a obsessão de uma mulher como uma das suas bonecas de porcelana resultou em consequências trágicas.

Mas há mais para ver. Garantimos muitos sustos e corações acelerados.

"It: A Coisa" (HBO)

De repente, e sem ninguém prever que algo deste género pudesse acontecer, várias crianças começam a desaparecer numa pequena cidade em Maine, nos EUA.

Confrontados com esta nova realidade, e com o perigo sempre à espreita, um grupo de jovens decide fazer frente ao medo e confrontar uma figura estranha que se movimenta nas sombras.

Essa figura estranha, percebemos logo ao início, é um palhaço aterrador cuja violência que exerce sobre a cidade dura há séculos.

"O Exorcista" (Amazon Prime Video)

Não, não nos referimos ao filme de 1973. Mas esta série, disponível no catálogo da Amazon Prime Video em Portugal, deve ser encarada como a sequela direta dos acontecimentos do clássico de cinema.

Baseada no livro original de William Peter Blatty, de 1971, esta nova série acompanha a vida de três padres que são chamados a várias localidades para lidarem com situações de aparente possessão demoníaca.

Tal como o filme, também esta produção, composta por um total de duas temporadas, promete deixar-lhe sem unhas para roer. E sempre com sustos repentinos pelo meio, claro.

"Ninguém Sai Daqui Vivo" (Netflix)

Lançado este ano na Netflix, "Ninguém Sai Daqui Vivo" conta uma história aterradora em que, ao longo de pouco mais de uma hora, sentimos as dores e os dilemas de uma mulher que está perdida.

Do novo "Matrix" a "Casa Gucci", 14 grandes filmes que chegam a Portugal até ao fim do ano
Do novo "Matrix" a "Casa Gucci", 14 grandes filmes que chegam a Portugal até ao fim do ano
Ver artigo

Desesperada e sem documentos de identificação que a permitam deslocar-se para outra parte do país, uma mulher mexicana vê-se obrigada a ficar hospedada numa velha pensão na vila remota de Cleveland, nos EUA.

E se inicialmente começa por desvalorizar os sons estranhos e pouco usuais que começa a ouvir durante a estadia, eventualmente ignorar passa a ser impossível. É que, de repente, esses sons passam a ser gritos de sofrimento decorrentes de visões sobrenaturais. Depressa aquela mulher percebe que não está sozinha.

"Rua do Medo" (Netflix)

Numa mistura de terror com thriller, a junção perfeita para este Halloween, as três partes do filme "Rua do Medo" focam-se numa série de homicídios violentos que abalam para sempre a pequena cidade fictícia de Shadyside.

Confrontados com a tragédia inesperada, é neste contexto que um grupo de jovens se vê empenhado em resolver o mistério que nem as autoridades parecem ser capazes de desvendar. Afinal, quem decidiu mexer com a paz instituída há vários anos naquela cidade? E porquê?

Talvez não seja o filme mais assustador que alguma vez verá na vida, mas também não precisa. Tem os ingredientes suficientes para ser considerado um bom filme de se ver em pleno Halloween e só isso basta. Vá por nós.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.