Até ao final do ano, as idas ao cinema prometem ser frequentes. Além do novo filme de "Matrix", com Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss novamente nos papéis principais, vai ainda poder ver "Casa Gucci", o novo capítulo de "Caça-Fantasmas" ou "Spencer", com Kristen Stewart enquanto princesa Diana.

Esse é, aliás, um dos filmes mais aguardados desta temporada de cinema. Realizado por Pablo Larraín, a história de duas horas vai acompanhar apenas três dias da vida de princesa Diana durante o Natal de 1991, altura em que decidiu separar-se do príncipe Carlos depois de vários anos de conflitos. A prestação de Kristen Stewart enquanto Diana, dizem os críticos de cinema, podem abrir-lhe portas à nomeação para o Óscar de Melhor Atriz.

Da comédia ao drama, 6 filmes da Netflix tão maus que são bons
Da comédia ao drama, 6 filmes da Netflix tão maus que são bons
Ver artigo

Além disso, há ainda um novo filme de Wes Anderson para ver ou "O Último Duelo" com Matt Damon, Ben Affleck, Adam Driver e Jodie Comer. Mas porque a evolução da pandemia no País é incerta, algumas destas datas de estreia podem sofrer ligeiras alterações até lá.

Do novo "Matrix" a "Casa Gucci", mostramos-lhe 14 grandes filmes que chegam a Portugal até ao fim do ano.

"Titane" (7 de outubro)

"Titane" brilhou no Festival de Cinema de Cannes e valeu à realizadora, Julia Ducournau, a Palma de Ouro. Foi a segunda vez na história do festival que uma mulher ganhou o prémio.

No centro da história está Alexia, uma mulher com uma placa de titânio na cabeça cuja origem se desconhece e que é alvo de acontecimentos estranhos.

E de acontecimentos estranhos está recheado este filme, que aborda ainda uma série de crimes inexplicáveis e o reencontro entre um pai e o seu filho, que estava desaparecido há cerca de dez anos.

"Venom: Tempo de Carnificina" (14 de outubro)

O próximo blockbuster a caminho o cinema tem Tom Hardy a regressar ao papel duplo de Eddie Brock e Venom. É que, no mesmo corpo, vivem dois seres: Eddie, um homem adulto que tenta conciliar as suas responsabilidades, e Venom, um ser simbiótico e aterrador que dá a Eddie habilidades sobrehumanas.

Como se a sua vida não pudesse ficar ainda mais complicada, há agora um assassino em série à solta interpretado por Woody Harrelson.

Do elenco fazem ainda parte nomes como Michelle Williams, Naomie Harris, Reid Scott e Stephen Graham.

"Sombra" (14 de outubro)

Realizado por Bruno Gascon, "Sombra" conta a história de uma mãe que, depois de ver o seu filho sequestrado, se lança numa cruzada para o encontrar.

A história é baseada em vários casos de crianças desaparecidas, como Rui Pedro, que desapareceu em 1998 quando tinha 11 anos e cujo paradeiro ainda hoje não se conhece.

O filme é protagonizado por Ana Moreira que dá vida a Isabel, a mãe que, ao longo de vários anos, tenta descobrir quem lhe levou o filho.

"Dune" (21 de outubro)

É a adaptação para o cinema do romance de ficção científica de Frank Herbert.

Em "Dune", o protagonista é Timothée Chalamet enquanto o filho de família nobre que tem, nas suas mãos, uma terrível missão: o de proteger um planeta inteiro.

Realizado por Denis Villeneuve, o elenco conta com nomes como Rebecca Ferguson, Zendaya, Oscar Isaac, Jason Momoa e Stellan Skarsgård.

"O Último Duelo" (28 de outubro)

É outro dos filmes mais esperados do ano e há vários motivos para isso. Aponte só o elenco envolvido nesta história: Jodie Comer, Matt Damon, Ben Affleck e Adam Driver.

A história passa-se em 1386. Marguerite de Carrouges (Comer) alega ter sido abusada sexualmente por Jacques Le Gris (Driver), o melhor amigo do seu marido, Jean de Carrouges (Damon).

Confrontado com esta informação, o cavaleiro Jean desafia o seu melhor amigo para um julgamento por combate, naquele que foi o último duelo até à morte em França. O argumento do filme é escrito por Ben Affleck e Matt Damon.

"Spencer" (4 de novembro)

Com Kristen Stewart no papel de Diana, "Spencer" vai contar apenas três dias da vida da princesa. A história passa-se em dezembro de 1991, durante o natal que a princesa e o príncipe Carlos celebraram junto da família real britânica na casa de campo da rainha, em Sandringham, no Reino Unido.

A escolha de limitar a história a este período, sabemos agora, não é por acaso. Foi nesta altura que Diana decidiu separar-se de Carlos, depois de vários anos de conflitos. O divórcio foi oficializado cerca de cinco anos depois, em agosto de 1996.

"Spencer". O que já se sabe sobre o filme que vai mostrar a separação de Diana e do príncipe Carlos
"Spencer". O que já se sabe sobre o filme que vai mostrar a separação de Diana e do príncipe Carlos
Ver artigo

"Decidimos contar uma história sobre identidade, sobre uma mulher que, de alguma forma, decide não querer ser rainha. [Diana] é uma mulher que, no decorrer desta narrativa, apercebe-se de que quer ser a mulher que era antes de conhecer Carlos", explica o realizador Pablo Larraín em entrevista à "Deadline".

O filme tem estreia prevista para 4 de novembro.

"The French Dispatch" (11 de novembro)

Se a data de estreia não for alterada, o novo filme de Wes Anderson chega a Portugal a 11 de novembro. Protagonizado por Léa Seydoux, Timothée Chalamet, Christoph Waltz e Saoirse Ronan, é um dos mais esperados do ano.

É descrito como uma carta de amor aos jornalistas, ao passar-se na redação de um jornal local e na forma como algumas das histórias que são publicadas e investigadas por aquela equipa traça um retrato de uma cidade fictícia de França.

"Caça-Fantasmas: O Legado" (18 de novembro)

Depois de adiado inúmeras vezes devido à pandemia, o novo filme dos "Caça-Fantasmas" chega em novembro a Portugal.

Agora, e ao contrário do que aconteceu no clássico de 1984, a história muda-se para a zona rural dos EUA e vai acompanhar uma mãe solteira e os dois filhos que tem ao seu cuidado. Depois de a família se mudar de casa, depressa começa a descobrir o legado dos Caça-Fantasmas originais e as revelações surpreendentes prometem mudar-lhes a vida.

No elenco estão Finn Wolfhard, Mckenna Grace, Carrie Coon, Sigourney Weaver e, claro, Bill Murray.

"Encanto" (24 de novembro)

A Disney tem um filme fofinho a caminho dos cinemas. Chama-se "Encanto" e passa-se na Colômbia.

Nesta nova produção temos oportunidade de conhecer uma família especial, os Madrigals, que vivem numa cidade encantada. Nesta família, todas as crianças têm poderes mágicos, exceto Mirabel (cuja voz é a da atriz Stephanie Beatriz).

Ainda que sem capacidades mágicas, é Mirabel que descobre que os poderes mágicos de toda a família podem estar em risco e é ela que decide investigar porquê nesta história repleta de aventura e fantasia.

"Casa Gucci" (25 de novembro)

Realizado por Ridley Scott e protagonizado por Lady Gaga e Adam Driver, "Casa Gucci" vai contar a relação entre Maurizio Gucci, neto do fundador da casa de moda e, na altura, herdeiro do império, e Patrizia Reggiani que, após o casamento, em 1972, se tornou numa das personalidades mais influentes da alta sociedade italiana.

Em 1985, no entanto, o marido pediu o divórcio por se ter apaixonado por outra mulher, alegadamente mais jovem. O processo foi complexo e demorou cerca de seis anos a ser concretizado.

Em 1995, Patrizia Reggiani encomendou a morte do marido, baleado em frente ao escritório.

"West Side Story" (8 de dezembro)

Nesta nova versão de "West Side Story", realizada por Steven Spielberg e que recupera o clássico de 1961, a história é sobre dois jovens de gangues rivais que acabam por se apaixonar pela mesma mulher.

Se não houver alterações à data prevista, a estreia do musical deverá acontecer a 8 de dezembro. Do elenco fazem parte nomes como Ansel Elgort, Rachel Zegler, Ariana DeBose e David Alvarez.

"Pig" (8 de dezembro)

A crítica internacional desfez-se em elogios à realização artística do filme e à interpretação de Nicholas Cage, que assume o protagonismo neste novo "Pig".

8 razões por que Keanu Reeves é o ator mais generoso e simpático de Hollywood
8 razões por que Keanu Reeves é o ator mais generoso e simpático de Hollywood
Ver artigo

Nesta história, o ator dá vida a Rob, um caçador de trufas que vive isolado numa cabana na região de Portland, nos EUA. A sua vida relativamente pacata e isenta de problemas sofre uma mudança drástica quando alguém ousa roubar uma das suas porcas.

Depois de se aperceber do que lhe aconteceu, Rob lança-se em perseguição dos assaltantes numa missão que o leva até ao submundo do crime.

"Spider-Man: No Way Nome" (16 de dezembro)

Se é fã de super-heróis, o Homem-Aranha está de volta e promete ação, aventura, diversão e alguma nostalgia. Neste novo filme, Tom Holland continua a ser Peter Parker, mas há um regresso confirmado: o de Alfred Molina enquanto Otto Ocatavius, o vilão que interpretou há 17 anos, no filme "Homem-Aranha 2".

A este novo filme, regressam os atores Zendaya, Benedict Cumberbatch, Marisa Tomei e Jon Favreau.

"The Matrix Resurrections" (22 de dezembro)

É, talvez, um dos filmes mais aguardados do ano. Depois de muita espera, Keanu Reeves está de volta como Neo ao universo de "Matrix". Neste novo filme, que se estreia 19 anos depois do terceiro, mostra o protagonista a viver uma vida aparentemente normal.

Quando se cruza como Trinity (Carrie-Anne Moss, que também regressa), nenhum dos dois se lembra um do outro. Cabe a Morpheus (Yahya Abdul-Mateen II) dar-lhe o comprimido vermelho e voltar a despertar a mente de Neo para o universo do Matrix.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.