Ao longo de quase duas horas, "Spencer" vai mostrar apenas três dias da vida da princesa Diana. Ainda que baseado numa história real, o filme realizado por Pablo Larraín (o mesmo que realizou produções como "Jackie" ou "Lisey's Story") não vai abordar a morte trágica e repentina de Diana, mas sim a altura em que esta decidiu separar-se do príncipe Carlos depois de vários anos de conflitos.

É através deste registo mais íntimo que o realizador espera que os espectadores possam ter acesso àquilo que Diana era enquanto pessoa. E à pessoa a que a própria quis regressar depois de se casar com Carlos, e cuja relação foi pautada por inúmeras discussões, infidelidade e muita tristeza.

Kristen Stewart está (assustadoramente) igual à Princesa Diana. Veja o trailer do novo filme
Kristen Stewart está (assustadoramente) igual à Princesa Diana. Veja o trailer do novo filme
Ver artigo

A propósito da divulgação do trailer de "Spencer" na quinta-feira, 26 de agosto, contamos-lhe tudo o que pode esperar sobre o filme que promete lançar-se à corrida para os Óscares.

Mostramos-lhe quais são os atores principais, que tipo de história pode esperar e quando se estreia nas salas de cinema.

Qual vai ser a história do filme?

Toda a história do filme, baseada em factos reais, vai passar-se ao longo de dezembro de 1991 — a altura em que Diana e o príncipe Carlos celebraram o Natal junto da família real e da rainha Isabel II na sua casa de campo em Sandringham, no Reino Unido.

A escolha de limitar a história a este período, sabemos agora, não é por acaso. Foi neste fim de semana de Natal que Diana decidiu separar-se de Carlos, depois de vários anos de conflitos. O divórcio seria oficializado cerca de cinco anos depois, em agosto de 1996.

"Decidimos contar uma história sobre identidade, sobre uma mulher que, de alguma forma, decide não querer ser rainha. [Diana] é uma mulher que, no decorrer desta narrativa, apercebe-se de que quer ser a mulher que era antes de conhecer Carlos", explica o realizador Pablo Larraín em entrevista à "Deadline".

"É a história de uma mulher que se encontra com ela própria, que percebe que a melhor coisa para ela é ficar bem e estar com ela própria. É por isso que o filme se chama 'Spencer', o nome de família que Diana usava antes de conhecer Carlos", continua.

Mas todo o filme limitar-se-á apenas a alguns dias das sua vida.

"Ela morreu vários anos depois [em 1997] do momento em que a nossa história começa, por isso não abordamos a sua morte. O filme acompanha apenas três dias da sua vida e é nesse pequeno espaço de tempo que o espectador poderá ter uma perspetiva o mais abrangente possível da pessoa que Diana era. Todos sabemos o que lhe aconteceu e, por isso, não precisamos de ir por aí. Ficamo-nos por este espaço mais íntimo através do qual percebemos onde ela queria ir e o que queria ser."

Quem vai fazer de Diana?

Neste filme, a figura de Diana será interpretada por Kristen Stewart. A atriz é mais conhecida pelo papel de Bella Swan na saga "Crepúsculo", mas a sua carreira foi sendo composta por várias participações em filmes menos comerciais.

É o caso de produções como "Personal Shopper", "Clouds of Sils Maria" ou "Happiest Season" — todos elogiados pela generalidade da crítica internacional.

Além de Kristen Stewart, quem mais participa?

Kristen Stewart será a protagonista desta história. Mas ao seu lado estarão Jack Farthing (no papel de príncipe Carlos), Jack Nielen (como príncipe William) e Freddie Spry (como príncipe Harry).

Da comédia ao drama, 6 filmes da Netflix tão maus que são bons
Da comédia ao drama, 6 filmes da Netflix tão maus que são bons
Ver artigo

Além disso, estão também confirmadas as participações de atores como Timothy Spall, Sean Harris, Sally Hawkins e Richard Sammel. Não se sabe, no entanto, que personagens vão interpretar em "Spencer".

O argumento do filme é da autoria de Steven Knight, o mesmo que escreveu produções como "See" ou "Peaky Blinders".

Quando chega aos cinemas?

A estreia de "Spencer" está marcada para 5 de novembro nos cinemas americanos.

E em Portugal?

Até à data da publicação deste artigo, ainda não há data oficial confirmada para Portugal.

Sabe-se apenas que a distribuição do filme ficará a cargo da Cinemundo.