Ainda que estejamos em altura de premiar as grandes produções de cinema (com as cerimónias dos BAFTA e dos Óscares a acontecer já nas próximas semanas), há espaço para deixar a indústria da música brilhar. Por isso, sem surpresa, o Staples Center em Los Angeles, nos Estados Unidos, foi o palco escolhido para mais uma gala anual da entrega dos Grammys.

Apresentado por Alicia Keys, a noite de domingo, 26 de janeiro, serviu para reconhecer alguns dos artistas de música mais importantes da atualidade, bem como aplaudir outros emergentes que, através de discos irreverentes ou de canções que fizeram parte das nossas playlists durante o ano passado, mereceram o reconhecimento que receberam durante a cerimónia.

E a grande vencedora da noite foi Billie Eilish, a artista de 18 anos que, sabe-se agora, vai dar voz ao tema do novo filme de James Bond, ao vencer nas cinco categorias em que estava nomeada. Além de ganhar a estatueta de Melhor Artista Revelação, repetiu a proeza ao ganhar o prémio de Canção do Ano e Gravação do Ano (com "Bad Guy"), do disco "When We All Fall Asleep, Where Do We Go" — que ganhou na categoria de Álbum do Ano.

Billie Eilish vai cantar tema do novo filme de James Bond
Billie Eilish vai cantar tema do novo filme de James Bond
Ver artigo

Billie Eilish torna-se assim na artista mais nova a ganhar o prémio de Álbum do Ano, que anteriormente tinha sido arrecadado por Taylor Swift com apenas 20 anos. Além disso, é também a primeira mulher a ganhar, no mesmo ano, a estatueta de Gravação do Ano, Álbum do Ano, Canção do Ano e Melhor Artista Revelação. Talvez por isso, Eilish tenha-se mostrado chocada no discurso de aceitação: "Posso só dizer que acho que a Ariana [Grande] merecia isto?", atirou para o público que respondeu com palmas.

No rap, foi Tyler, the Creator que levou para casa a estatueta de Melhor Álbum de Rap por "Igor", o trabalho mais aclamado do artista depois de "Flower Boy". Já na categoria de música alternativa, foram os Vampire Weekend a vencer o prémio de Melhor Álbum por "Father of the Bride" — o mais recente trabalho do grupo depois de seis anos de ausência.

Mostramos-lhe os principais vencedores da nova edição de entrega dos Grammys. A lista completa, com mais de 80 categorias, pode ser consultada no site oficial da cerimónia.

Melhor Artista Revelação

  • Billie Eilish

Canção do Ano

  • “Bad Guy” (Billie Eilish)

Gravação do Ano

  • “Bad Guy” (Billie Eilish)

Álbum do Ano

  • "When We All Fall Asleep, Where Do We Go" (Billie Eilish)

Melhor Álbum Vocal de Pop

  • "When We All Fall Asleep, Where Do We Go?" (Billie Eilish)

Melhor Álbum Latino Música Rock, Urbana ou Alternativa

  • "El Mal Querer" (Rosalía)

Melhor Álbum de Rap

  • "Igor" (Tylor, the Creator)

Melhor Álbum de R&B

  • "Ventura" (Andersoon .Paak)

Melhor Álbum de Rock

  • "Social Cues" (Cage the Elephant)

Melhor Álbum de Música Alternativa

  • "Father of the Bride" (Vampire Weekend)

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.