Nove pessoas ricas e privilegiadas à procura da resposta para o sentido da vida e uma guia espiritual misteriosa e complexa. Ainda que a premissa lhe possa parecer familiar (especialmente, depois de "The White Lotus" ter chegado ao fim), será essa a base da história de "Nine Perfect Strangers", a nova série protagonizada por Nicole Kidman que chega esta sexta-feira, 20 de agosto, ao catálogo da Amazon Prime Video em Portugal.
Não temos certezas, mas arriscamos dizer que será uma das estreias mais importantes para os verdadeiros fãs de séries — os mesmos que terão gostado de "Big Little Lies" ou "The Undoing", ambas produções que fazem uso da mistura do drama com o thriller para situações intensas e enervantes.
A comparação não vem por acaso, mas, sobre isso, falaremos mais à frente. O que precisa de saber para já, é apenas isto: assim que a série se estrear, terá três episódios para ver. Depois disso, serão disponibilizados semanalmente, sempre às sextas-feiras.
Mas qual é a história? Que atores estão envolvidos? É para que tipo de espectador? Tem terror ou é uma comédia? E vai durar quanto tempo?
Tentamos responder, ponto por ponto, a estas (e a outras) perguntas.
É mais uma série de ricos metidos em sarilhos?
Sim.
Nesta história, o foco está em nove pessoas que, supostamente, nunca se tinham conhecido antes (percebemos, mais tarde, que isto não é bem assim) e que decidem inscrever-se num resort de luxo para um retiro espiritual que terá a duração máxima de dez dias. Durante a estadia, o objetivo é procurar ajuda para os problemas de primeiro mundo que os assola.
Ao longo do processo, serão guiados por uma guru espiritual de origem russa, Masha (interpretada por Nicole Kidman), que apesar da sua aparência solene e quase inocente, guarda um segredo terrível que promete ter impacto no desenvolvimento pessoal de cada um dos hóspedes.
Pelo meio, há intriga, tensão e crime, claro, porque é isso que nos faz querer ver dramas destes.
Mas o que é que isso tem que ver com "Big Little Lies"?
Tem tudo.
Em primeiro lugar, é protagonizada por Nicole Kidman. Além disso, "Nine Perfect Strangers" é uma produção escrita e produzida por David E. Kelley, o argumentista britânico que trouxe para a televisão as adaptações "Big Little Lies" e "The Undoing".
Mais: tal como "Big Little Lies" se trata de uma adaptação televisiva do livro com o mesmo nome de Liane Moriarty, também "Nine Perfect Strangers" o é.
Pode esperar, portanto, os mesmos ingredientes que compuseram as duas séries anteriores em que Kelley teve mão.
As imagens promocionais são desconcertantes. É uma história de terror?
Inicialmente, pensava-se que sim. No entanto, a série deverá ser uma história "que transcende géneros", tal como fez saber Jonathan Levine, realizador de todos os episódios, em conferência de imprensa.
"Pensei, certamente, em [histórias de] terror e em thrillers. Mas ao final do dia, e ainda que estejamos a brincar com vários géneros, para mim é uma história sobre caráter e sobre estas pessoas com quem acabamos por nos relacionar. Mas claro que brincámos com as expectativas do espectador e usámos o género enquanto veículo para contar uma história e mantê-la interessante do início ao fim", diz.
Ok, mais quais são os temas principais?
Um dos focos será a saúde mental. Na série, a personagem Carmel Schneider (interpretada por Regina Hall), por exemplo, é uma mulher divorciada que espera ver na perda drástica de peso a solução milagrosa para uma vida caótica.
Já a personagem Frances Welty, a quem a atriz Melissa McCarthy dá vida, é uma romancista que, de um dia para o outro, perdeu a inspiração para a escrita enquanto se vê profundamente afetada por dilemas pessoais, profissionais e económicos. Mas "Nine Perfect Strangers" aborda ainda outras questões atuais como a noção de perfeição que é perpetuada, constante e sistematicamente, nas redes sociais pelos seus utilizadores, ou a desigualdade entre vários estratos sociais.
Tal como em "The White Lotus", a produção exclusiva da HBO que terminou a 15 de agosto (mas já foi renovada para uma segunda temporada), também aqui se vai poder ver como os ricos e privilegiados destratam — uns deliberadamente, outros sem se aperceberem disso — aqueles que fazem da sua profissão servi-los.
No total, quantos episódios tem a série?
"Nine Perfect Strangers" está a ser promovida pela Hulu (a casa da série nos EUA) e pela Amazon Prime Video (plataforma onde se vai estrear em Portugal) como uma minissérie. No total, conte com oito episódios.
Os primeiros três vão ser disponibilizados já esta sexta-feira, 20, com os restantes a serem lançados semanalmente e sempre às sextas-feiras.
O último episódio deverá chegar ao catálogo da Amazon Prime Video a 22 de setembro.
Já se sabe se vai haver uma segunda temporada?
Ainda que a produção esteja a ser promovida como uma minissérie, exemplos recentes (como o de "Big Little Lies" ou "Mare of Easttown", que a HBO já fez saber ter interesse em renovar) dão conta de que isso não implica que não possa haver continuação.
Nesta fase, no entanto, não se sabe se isso estará a ser equacionado pelos estúdios responsáveis por "Nine Perfect Strangers".
Até à data da publicação deste artigo, não há qualquer informação de que a série protagonizada por Nicole Kidman possa ter uma segunda temporada.
Quem mais faz parte do elenco?
Além Nicole Kidman, Melissa McCarthy e Regina Hall, do elenco da série fazem ainda parte nomes como Michael Shannon, Luke Evans, Asher Keddie, Samara Weaving, Melvin Gregg, Tiffany Boone, Manny Jacinto e Grace Van Patten.
Há ainda participações de Bobby Cannavale, Ayla Browne, Isabelle Cornish, Zoe Terakes, Les Hill, Hal Cumpston e Ben Falcone.
O que diz a crítica internacional?
A crítica está dividida. No IMDb, "Nine Perfect Strangers" está avaliada em 7.5 (numa escala de 0 a dez) enquanto no "RottenTomatoes", um agregador de avaliações, a série conta com 63% (numa escala de 0 a 100).
Na maioria, o elenco é elogiado, mas não feitas duras críticas à escrita da história. "Isto é o que acontece em 'Nine Perfect Strangers': nada. Há um vazio no lugar onde a história deveria estar, e que é preenchido com música alucinogénica e a prestação menos subtil de Nicole Kidman desde que participou em 'Paddington'", lê-se na crítica de "The Telegraph".
Mas há quem aponte também o facto de a série poder sofrer, em termos de adesão, com o facto de se estrear pouco tempo depois de "The White Lotus", amplamente elogiada e ainda presente na cabeça dos espectadores.
"As comparações abundam em "Nine Perfect Strangers". Embora seja uma grande melhoria em relação a 'The Undoing' e a partes da segunda temporada de 'Big Little Lies', a série fica muito aquém da carga emotiva ou satírica de 'The White Lotus'. É de visionamento fácil, muito devido ao carisma e ao talento do seu elenco, mas não tem muito mais para oferecer além das estrelas que tem e dos cenários exuberantes", escreve a "Rolling Stone".
Mas há quem elogie o elenco dizendo que é o suficiente para manter o espectador interessado do início ao fim. "O problema da série é que poucas das revelações são bem sucedidas a criar algum suspense, mas o elenco consegue fazer esquecer isso, fazendo com que seja fácil ver a série apesar de parecer não ter rumo", diz a revista "Time".
A opinião é reforçada por outros críticos, que consideram que "é fácil continuar a ver a série, ainda que os dilemas daqueles nove estranhos não se concretizem em muito do que era esperado", escreve a "The Wrap".