Se lhe disséssemos que uma t-shirt dos Backstreet Boys pode mudar vidas, acreditava? É que o dia a dia enfadonho de Rui (Miguel Raposo) mudou drasticamente a partir do momento em que se cruzou com uma rapariga com uma t-shirt da icónica banda dos anos 90, enquanto saía do hospital, depois de um acidente de viação.

"Pôr do Sol" chega à Netflix a 2 de junho. Já são 10 os conteúdos portugueses na plataforma de streaming
"Pôr do Sol" chega à Netflix a 2 de junho. Já são 10 os conteúdos portugueses na plataforma de streaming
Ver artigo

Bastou uma troca de olhares com os músicos que dão voz a temas como "I Want It That Way" ou "As Long As You Love Me" para Rui perceber que a solução para todos os seus problemas (financeiros, principalmente) passava, única e exclusivamente, por criar uma banda de música. Ou uma boysband, mais precisamente.

E, pumba, a partir daí tudo muda mesmo em frente aos nossos olhos. Já que vamos poder acompanhar as aventuras desta nova banda masculina em "Da Mood", a nova série de sábado da RTP1, que se estreia já este sábado, 4 de junho, às 21h. Apesar de ficar disponível logo a partir das 12h, na RTP Play.

Com as ideias a fervilhar e cifrões no horizonte, este professor de música pede opinião à tia e confidente, Carolina (Maria João Bastos), e, a seguir, vai ter com Mário (Rui Melo), um amigo de longa data e agente artístico de segunda linha. Às tantas, este trio junta-se e dá início a todo um processo de casting para os restantes elementos da banda. 

Os elementos? Esse encontram-se todos ligados à vida de Rui, ainda que, em primeira instância, não tenham noção disso. Rúben (Tiago Teotónio Pereira) esteve envolvido no acidente de viação, Tiago (Leo Bahia) atendeu-o no restaurante onde trabalha, Gonçalo (José Mata) é namorado da aluna a quem Rui dá aulas, enquanto Cláudio (Diogo Martins) namora com Carolina. 

O processo de seleção é, no mínimo, inusitado, mas a verdadeira aventura arranca quando este novo grupo musical começa a ganhar vida. Já que, segundo a sinopse, "como em todas as boysband, esta será́ uma viagem com desilusões, desentendimentos criativos, lutas pela liderança, excessos de droga e álcool, discussões por causa de dinheiro, assédio constante de mulheres… Tudo a que uma biografia de estrelas de rock tem direito".

créditos: Filipe Feio - SPi

Porque é que os Da Mood são os novos Backstreet Boys da "tuga"?

A resposta é simples: porque a banda masculina composta por AJ McLean, Howie Dorough, Nick Carter, Kevin Richardson e Brian Littrell, criada em 1993, influenciou diretamente esta nova produção da RTP.

"Em 1995 sai o primeiro single 'We’ve got it goin’ on' de uma banda americana recém formada, os Backstreet Boys. Foi uma das primeiras boysband de sempre. Foi também uma das de maior sucesso de todas. Passados quase 20 anos, decidimos produzir uma série contemporânea inspirada no arranque das bandas de rapazes dos anos 90", começa por explicar Sérgio Graciano, realizador da série, em comunicado.

“Pôr do Sol”. 10 momentos hilariantes – do cheiro a IC19 ao nosso Senhor da cereja
“Pôr do Sol”. 10 momentos hilariantes – do cheiro a IC19 ao nosso Senhor da cereja
Ver artigo

"A série 'Da Mood' é uma viagem inspirada nesses anos, mas passada nos nossos dias. A estreia desta série é o culminar de quase três anos de trabalho, desde a ideia até à apresentação do primeiro episódio", acrescenta.

Neste sentido, o realizador, que se juntou ao argumentista Henrique Dias e ao ator Rui Melo, deixa ainda no ar a hipótese de a série se arrastar por mais do que os oito episódios já confirmados. "Acredito que não estamos perante uma série que se esgotará nos seus oito episódios, estamos, sim, perante o que acreditamos ser uma mudança no audiovisual português".

Mais do que uma série sobre estrelas de rock, a produção garante que se trata de uma história que oscila entre temas como depressão, consumo de drogas e até traumas de infância. Tudo isto, entre o drama e a comédia, com música à mistura, numa série em que as relações entre os elementos da banda "são o gatilho para uma história que nos prende desde o primeiro minuto".

A estreia está marcada já para este sábado, 4 de junho, às 21h, na RTP1, e na RTP Play, a partir das 12h.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.