O Convento de São Francisco vai abrir ao público durante três dias com espetáculos de dança, concertos, artes circenses, entre outros: é a quinta edição do festival Cem Portas, que chega a Coimbra já na sexta-feira, 2 de setembro, e dura até domingo, 4.
Mais boas notícias? Pode assistir a todos estes eventos de forma gratuita, embora as sessões estejam sujeitas à lotação do espaço e ao levantamento prévio do bilhete. Para garantir o seu, pode levantar a entrada a partir desta quinta-feira, 1, das 15h às 20h.
Quanto ao programa de festas, no primeiro dia de evento, sexta-feira, 2, pode contar com animação a partir das 21h30 com o grupo fadista Menina e Moça, que vai atuar com Ricardo Dias (ao piano), Luís Barroso, Hugo Gambóias e Ricardo Silva (na guitarra portuguesa), Luís Carlos Santos (viola), Ni Ferreirinha (baixo), Inês Graça, Carolina Pessoa, Inês Brito, João Farinha, Hugo Martins e Francisco Costa (vozes).
No segundo dia do Cem Portas, pelas 17h30, vai haver interação entre artistas e público através do programa Comvida. O mesmo vai envolver convidados especialistas na área do improviso. Às 19h, Francisco López vai atuar na sala D. Afonso Henriques. Pelas 21h30, David Santos (Noiserv) chega a solo para interpretar a sua banda sonora original composta para o filme de Buster Keaton “Sherlock Jr.”. De seguida, a Praça das Bandeiras vai acolher um projeto da Companhia Oliveira & Bachtler, o CIR-K. Vai apresentar o universo das famílias nómadas e de saltimbancos.
Por fim, no último dia do evento, pelas 10h, vai decorrer um espetáculo circense, apresentado pela Companhia Oliveira & Bachtler, na Blackbox. Às 15h30, segue-se um espetáculo de marionetas Qubim, da Trupe Fandanga.
A partir das 16h30, Luís Antero e João Lourenço reúnem-se para um concerto de jazz intitulado (Do)Rural-Retroprojetores sonoros, na Sala Conventual. A edição só encerra depois do espetáculo Elas e o Jaz”, com Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton, no jardim da Caixa de Palco, pelas 19h.
O Convento de São Francisco fica na Avenida da Guarda Inglesa, 1A, em Coimbra.