Com Portugal a receber centenas de refugiados ucranianos fugidos do conflito no seu país, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro — ainda esta quinta-feira, 10 de março, chegou um avião com 270 cidadãos ucranianos, recebidos por Marcelo Rebelo de Sousa —, existe um esforço para que esta comunidade se sinta bem acolhida em solo nacional. E a Rádio Comercial já deitou mãos à obra.

"Um prato quente é sempre bem-vindo". Chakall segue rumo à Polónia para ajudar refugiados
"Um prato quente é sempre bem-vindo". Chakall segue rumo à Polónia para ajudar refugiados
Ver artigo

A partir da próxima quarta-feira, 16, chega a Rádio Comercial Ucrânia, uma nova rádio digital. "Pretende ser uma rádio solidária e uma ferramenta de apoio à integração da comunidade ucraniana que já está em Portugal, mas também para quem chega e pretende escolher o nosso país como refúgio", pode ler-se no comunicado deste lançamento, no site da Comercial.

A Rádio Comercial Ucrânia será uma estação bilingue — ucraniano e português —, que contará com informação útil, notícias, entrevistas, testemunhos e, claro está, música ucraniana. "O objetivo passa, também, por facultar informação regular sobre todos os serviços e apoios disponíveis para os refugiados que chegam ao nosso país", acrescenta a mesma comunicação, que salienta que as músicas selecionadas para passar nesta nova estação foram "escolhidas ao pormenor para que a comunidade se sinta em casa e muito bem acolhida".

A emissão da Rádio Comercial Ucrânia pode ser ouvida no site e na app da Rádio Comercial a partir da próxima quarta-feira, 16 de março.