A segunda temporada de "O Clube" vai estrear-se ainda mais cedo do que se previa. Falamos aqui da série da OPTO, cuja renovação foi oficializada em dezembro, quando o primeiro episódio ainda não tinha sido disponibilizado a todos os subscritores da nova plataforma de streaming do canal.

Pode apontar já no calendário: a nova temporada de "O Clube" estreia-se a 26 de fevereiro, apenas três semanas depois do lançamento do último episódio da primeira temporada que está disponível desde esta sexta-feira, 5. À semelhança do que aconteceu durante este capítulo, também os novos episódios serão lançados em regime semanal.

Criada por João Matos ("Salgueiro Maia") , a série dramática foca-se naquela que é considerada a casa de alterne mais luxuosa e importante de Lisboa e que, por isso, serve de palco para crimes como o tráfico de drogas pesadas e de mulheres.

Um dos materiais de inspiração para a história, explicou o argumentista em entrevista à MAGG, foi o livro de Elsa Bicho sobre as memórias do porteiro do Elefante Branco. Mas só isso não bastava, porque, enquanto obra literária, eram-lhe inerentes algumas limitações — a começar pela época a que diz respeito.

"É um livro que está muito cristalizado no seu tempo, uma vez que as histórias que ali são retratadas passam-se entre a década de 80 e 90. Além disso, aquela casa, tal como ela existia, já não existe", explica.

"Como aquilo [referindo-se ao livro] está feito em registo de entrevista, por vezes consegue ser um bocadinho contraditório e difícil de perceber se aquilo que ele [o porteiro] nos está a contar é verdade ou mentira."

Margarida Vila-Nova sobre "O Clube". "A prostituição não existiria se não houvesse homens à procura de mulheres"
Margarida Vila-Nova sobre "O Clube". "A prostituição não existiria se não houvesse homens à procura de mulheres"
Ver artigo

Houve, por isso, "alguma dificuldade em perceber o estilo" da noite que este queria representar no argumento da série. A única forma de colmatar isso passava por "ver algumas reportagens que a SIC já tinha feito sobre o tema", ler "alguns relatórios sobre temas da noite que iriam intercalar-se na narrativa", mas também através de muito trabalho de campo. Desse trabalho resultou uma história que engloba a indústria do sexo, mas também a marginalidade (e até alguma sensualidade) da noite.

Do elenco fazem parte Vera Kolodzig, Sara Matos, Luana Piovani, Filipa Areosa, Carolina Torres, Margarida Vila-Nova, Vera Moura, Sharam Diniz, Vitor Norte e José Raposo. A série também serviu para que o chef Ljubomir Stanisic se estreasse na representação.

A nova temporada vai contar com uma nova estreia no elenco, a atriz Matilde Reymão ("Amar Demais").

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.