É provavelmente a série mais popular do momento, muito devido ao facto de contar com Nicole Kidman e Hugh Grant como protagonistas de mais uma história que envolve traição e segredos obscuros no seio de uma família rica e privilegiada nos EUA. Falamos de "The Undoing", a série baseada no livro de Jean Hanff Korelitz e adaptada para televisão por David E. Kelley (o mesmo que adaptou "Big Little Lies"), que se estreou esta segunda-feira, 26 de outubro, na HBO.
No entanto, sabe-se que embora a realizadora da série, Susanne Bier, sempre tenha pretendido Hugh Grant como um dos protagonistas, terá sido a insistência de Nicole Kidman a fazer com que o ator, que conhece desde os 20 anos, aceitasse participar na história. A revelação foi feita pela própria atriz numa entrevista exclusiva ao "Wall Street Journal", na qual recorda o momento em que Susanne Bier lhe falou de Hugh Grant para o papel.
"E eu o Hugh sempre tivemos muita química. Conhecemo-nos há vários anos, frequentamos os mesmo sítios e temos amigos em comum. No fundo, sinto que funcionamos juntos, mas na verdade foi a Susanne que me disse que tinha a ideia de nos pôr a contracenar nesta nova série", começa por dizer Nicole Kidman em entrevista.
Depois de saber das intenções da realizadora, a atriz conta que ficou ainda mais entusiasmada com a ideia quando Susanne lhe perguntou se Kidman achava que Hugh Grant alguma vez aceitaria participar. Terá sido nesse momento, recorda, que decidiu enviar um e-mail ao colega a pedir-lhe para que ele aceitasse o convite e contracenasse com ela ao longo de "The Undoing".
"Talvez aqui tenha exagerado um bocadinho ao implorar... não acho que tenha implorado, mas enviei-lhe um e-mail muito aliciante. Espero que ele tenha achado o mesmo [risos]. Mas a verdade é que acabou por aceitar fazer parte deste projeto. Senti-me quase como a pedir alguém em casamento e, no fundo, foi um bocadinho isso que aconteceu", explica.
Uma vida perfeita, uma morte violenta e segredos obscuros
"The Undoing" acompanha a vida de Grace e Jonathan Fraser que, no arranque da história, parecem viver a vida que sempre quiseram e sonharam enquanto casal. No entanto, a noite traz um reviravolta terrível quando uma morte violenta e aleatória faz espoletar uma série de acontecimentos que prometem mudar para sempre as suas vidas.
De repente, o acontecimento conduz à revelação de segredos obscuros que, por sua vez, moldam as ações das personagens no centro da ação. É no meio desse caos que Grave, a personagem interpretada por Nicole Kidman, se vê a braços com a tarefa difícil de proteger o filho (interpretado por Noah Jupe) do dilema que promete ameaçar a estabilidade familiar que, até então, era garantida.
No fundo, a premissa da história não é nova ao apostar num acontecimento externo e repentino capaz de mexer com as dinâmicas familiares. O mesmo tipo de mecanismo foi usado em "Big Little Lies" ou até mesmo em "Ozark" — em que toda uma família é obrigada a mudar de vida para lavar o dinheiro de um poderoso barão de droga do México.
Tal como nesses dois exemplos, "The Undoing" vai aliar o mesmo traço narrativo a um elenco de luxo que já estamos habituados a ver no ecrã, seja na televisão ou no cinema. Apenas com um episódio estreado, a crítica internacional tece-lhe elogios e antecipa que a série será uma das principais destacadas na corrida para os Emmys.
O próximo episódio chega ao catálogo da HBO, em Portugal, a 2 de novembro.