A apresentadora e produtora de televisão francesa Péri Cochin queria angariar dinheiro para uma causa, mas fugir aos aborrecidos jantares de gala com pessoas com poder financeiro. E conseguiu. É que leiloar um Picasso de um milhão de euros por 100€ não prima pelo aborrecimento.

"1 Picasso por 100 euros" é o nome da ideia criada pela organização sem fins lucrativos Aider les Autres (Ajude os Outros), sediada em Paris. A ideia aqui, e tal como nome indica, é poder comprar um quadro de Picasso por 100€. Falamos de uma pintura de 1921, intitulada Nature Morte, que é uma representação a óleo sobre tela de um jornal ao lado de um copo de absinto. A data e o estilo refletem um período na carreira do artista categorizado como Cubismo "Cristal" ou "Sintético" e a peça está avaliada em um milhão de euros.

A organização diz que o custo da aquisição será recuperado com a venda dos títulos, ao jeito das tradicionais lotarias, sendo o restante dos recursos arrecadados destinados à CARE International para a reabilitação de escolas e distribuição de água potável nos Camarões, Madagáscar e Marrocos.

Givers. A plataforma de voluntariado que liga as instituições a quem quer ajudar
Givers. A plataforma de voluntariado que liga as instituições a quem quer ajudar
Ver artigo

Esta não é a a primeira vez que a organização sem fins lucrativos realiza uma oferta de um Picasso neste estilo de lotaria. Em 2013, Jeffrey Gonano, um bombeiro norte-americano de 25 anos, da Pensilvânia, tornou-se no dono do "L'Homme au Gibus", um desenho a guache sobre papel de 1914. Neste sorteio o valor estimado da obra também era de 1 milhão de euros.

Nessa primeira edição, foram arrecadados quase 5 milhões de euros para a antiga cidade de Tiro, a sul do Líbano, Património Mundial da Unesco. Os fundos foram utilizados para construir uma aldeia nos arredores da cidade, inaugurada em setembro de 2017, e destinada a reviver as técnicas artesanais tradicionais, criar emprego e estimular o desenvolvimento económico.

O sorteio deste ano terá lugar a 30 de março, em Paris, mas também é possível participar via online, através do site da iniciativa. A organização Aider les Autres tem o objetivo de tornar este conceito de captação de recursos anual, com os lucros a serem distribuídos por diferentes organizações sem fins lucrativos.