
Já não precisa de esperar muito mais: está prestes a chegar a nova edição do maior festival de chocolate em Portugal para todos os mais gulosos. De regresso a Óbidos, em Leiria, no próximo mês de março, este Festival Internacional de Chocolate volta durante duas semanas para fazer todas as crianças — e também os adultos — felizes, com novas esculturas, novas atividades e, claro, muitos, muitos doces.
A decorrer entre os dias 21 de março e 6 de abril, esta edição terá como tema principal a ciência, explorando as suas diferentes dimensões e homenageando algumas das invenções que revolucionaram a sociedade, recordando que o chocolate é também ele produto da ciência. Assim, o Festival de Chocolate de Óbidos convida todos os seus visitantes a descobrir a complexidade da transformação do cacau nas mais deliciosas receitas, sendo esta a oportunidade ideal para descobrir um doce que tanta gente gosta de uma maneira mais divertida e inovadora.
E como o festival já habituou todos os seus visitantes, o que não vai faltar são bombons, bolos, frutas com chocolate, tabletes inteiras, crepes, licores, e muito mais, feitos pelos mais de 90 chefs nacionais e internacionais que vão estar presentes. Além disso, nomes como Jordi Farrés, Jorge Cardoso, Joel Simões e Bruno Santos vão criar as maiores e melhores esculturas de chocolate que vão deixar qualquer um impressionado, algo que faz do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos um dos mais conhecidos e visitados em Portugal.
“Entre as peças em exposição, destaca-se a impressionante escultura de Albert Einstein, símbolo da genialidade e da curiosidade científica ou (...) uma peça do Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, que ilustra a ligação entre a ciência e a arte. Uma icónica estrutura do DNA homenageia os progressos da genética, mostrando a base da vida, enquanto, um robot de inteligência artificial simboliza a inovação tecnológica e o futuro da ciência”, lê-se no site oficial do festival, sendo estas apenas três das várias esculturas que vão estar em exposição. Também vai ser possível ver a produção de esculturas ao vivo, permitindo assim que os visitantes acompanhem de perto as técnicas diferenciadas dos mestres chocolateiros.
Mas como este evento não se faz só de comer e esculturas, a verdade é que vão existir mais de uma dezena de atividades para todas as famílias. Entre estas está o laboratório de chocolate, inteiramente esculpido em chocolate onde a ciência e a doçura se encontram para fazer maravilhas. Entre as peças expostas, destacam-se uma tabela periódica feita de chocolate, o telescópio de Galileu Galilei ou ainda lupas, óculos, varetas e pinças, fazendo com que exista a sensação de se estar dentro de um laboratório real mas com um toque de fantasia.
Também um palco onde mais de 50 chefs e mestres chocolateiros vão fazer showcookings será montado, e estará também disponível um workshop de cozinha molecular, que promete juntar o chocolate ao futuro. Vinhos e Chocolate, Cocktails e Chocolate ou Chocolate Sensorial são outras das atividades disponíveis para todas as famílias - talvez deixar as crianças a brincar quando passar pelos vinhos —, e claro que não podia faltar um espaço dedicado apenas aos mais pequenos.
Para eles, vai estar aberto o Universo do Chocolate, um espaço pensado para trabalhar as sensações, despertar a curiosidade e proporcionar uma experiência que promete ser memorável, o workshop Fósseis de Chocolate, onde vão escavar entre a areia de cacau à procura de fósseis de, claro, chocolate, e ainda o Dino Parque, um espaço onde vai ser possível encontrar 15 dinossauros em tamanho real, recriados com detalhe para proporcionar uma verdadeira experiência a todos os visitantes.
O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos vai funcionar de sexta-feira a domingo entre os dias 21 de março e 6 de abril, das 11 às 21 horas. O bilhete pode ser adquirido no site oficial por 10€, sendo que as crianças até aos 11 anos pagam 8€. Também existem preços especiais para grupos e escolas (mediante reserva), e nas próprias bilheterias é possível comprar bilhete estudante, sénior, incapacitação ou familiar.