São apenas três os episódios, mas que chegam para retratar o desespero e a angústia que se viveu nos corredores de um dos principais hospitais de Barcelona, em Espanha, durante a pior fase da pandemia no país. "Vitals", a nova série documental para ver na HBO, mostra os esforços físicos e emocionais dos doentes infetados com a COVID-19 e de todos os profissionais de saúde envolvidos no tratamento.

No entanto, e porque esta é, sabemos bem, a primeira vez que alguns dos profissionais de saúde mais jovens alguma vez se viram sujeitos a praticar medicina de catástrofe, era impossível que aquilo que viam diariamente no hospital não os afetasse, mesmo quando não estavam a trabalhar.

Em "Vitals", o que se propõe é um retrato íntimo e sincero sobre como se viveu o início do combate ao vírus em Espanha e, para isso, o realizador Félix Colomer procurou  registar testemunhos muito variados.

Um deles é de Alfredo e Matilde, que se preparam para comemorar 50 anos de casamento quando, de forma repentina e completamente aleatória, se veem hospitalizados depois de infetados com a COVID-19. Enquanto que ela vai tendo um prognóstico positivo e chega, até, a receber alta hospital, é obrigada a ir sozinha para casa uma vez que o estado de saúde do marido se vai degradando.

A burlona cuja história vai dar uma série da Netflix já devolveu o dinheiro aos bancos
A burlona cuja história vai dar uma série da Netflix já devolveu o dinheiro aos bancos
Ver artigo

Outro dos testemunhos é de Vanessa, uma enfermeira de 34 anos que acaba a ser internada por diversas vezes no hospital em que trabalhava. Os primeiros sintomas são, também eles, os mais preocupantes: a fadiga intensa e a dificuldade respiratória que ameaçam a necessidade de precisar de ventilador. Ao longo do episódio em que conta a sua história, o único desejo de Vanessa é poder falar com o marido e ver o cão de estimação por vídeochamada.

Os relatos vão sendo intercalados com a constatação de uma realidade que, fora das paredes dos hospitais, ainda parece estar alheia aos efeitos da COVID-19 em todas as camadas da população.

"Vitals", a próxima grande aposta da HBO, estreia-se este domingo, 7 de fevereiro.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.