O novo museu do World of Wine, o Porto Fashion & Fabric Museum, vai ser totalmente dedicado à moda portuguesa e ao sector têxtil nacional, tendo como objetivo promover a cultura do nosso País e tornar-se numa montra do talento nacional nesta área. A inauguração vai acontecer no próximo dia 28 de Novembro e será o sexto museu a fazer parte do novo quarteirão cultural, que abriu portas este Verão, no centro histórico de Vila Nova de Gaia. 

Localizado num edifício contíguo à praça principal do WoW, o museu vai ocupar uma casa histórica do século XVIII que inclui uma capela do arquiteto Nicolau Nasoni, artista que desenhou também a Torre dos Clérigos. Como antestreia deste novo espaço, o WOW foi palco do desfile da dupla Marques’Almeida que apresentação a sua coleção no passado dia 17 de Outubro e cuja apresentação foi integrada no programa da 47.ª edição do Portugal Fashion.

Desfile
Desfile da dupla Marques'Almeida integrado no programa do Portugal Fashion SS21. créditos: @marques_almeida

O novo espaço está dividido em duas áreas distintas: “Fashion & Design” e “Passado, presente e futuro da moda”. A primeira é uma coleção que se estende entre dois pisos diferentes e que oferece uma visita organizada sobre a indústria têxtil em Portugal, salientando a importância do setor no desenvolvimento da zona norte do País e na economia nacional. Aqui, os visitantes podem ficar a “conhecer todos os passos da criação dos têxteis, desde o processamento da matéria-prima até aos acabamentos finais”. A segunda parte do museu é dedicada à moda portuguesa, ao calçado nacional e também à arte da filigrana, constituindo "uma montra para o ADN da moda em Portugal, desde os anos 80 até à atualidade".

Portugal Fashion. Desfile de Miguel Vieira foi uma Introspeção de tons nude e pastéis
Portugal Fashion. Desfile de Miguel Vieira foi uma Introspeção de tons nude e pastéis
Ver artigo

“A verdade é que os pilares do WoW assentam no que de melhor se faz no País. Este sexto museu é mais uma mostra detalhada de um setor onde somos fortes e onde fazemos bem feito. Queremos sublinhar o talento português, reconhecendo os criadores já conceituados e dando espaço aos novos talentos”, explica o CEO do WoW Adrian Bridge.

No mesmo edifício e na mesma data de abertura do Museu da Moda e dos Têxteis, vai inaugurar também um novo restaurante - o Mira Mira - cujo nome remete para a vista privilegiada que terá sobre o Cais de Gaia e a ribeira do Douro. Quanto ao menu, vai contar com pratos “saudáveis, saborosos e nutritivos, com especial atenção ao equilíbrio nutricional”, como destacam os responsáveis em comunicado.

Restaurante
créditos: World of Wine

O World of Wine já conta com cinco museus, cinco lojas, quatro restaurantes, dois cafés e um bar de vinho. Estas novidades vêm-se juntar à já existente oferta do WOW, um projecto do The Fladgate Partnership, que celebra a cultura, a gastronomia e a história do Douro e de Portugal.

A circulação no recinto do novo quarteirão cultural e turístico do Porto é gratuita, sendo apenas necessário apresentar bilhetes para a entrada nos museus, cujos preços começam nos 14€ para os adultos e 7€ para as crianças. Há ainda disponível a opção de bilhetes para duas ou três experiências e preços promocionais para famílias. Para mais informações pode visitar site do WOW aqui. 

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.