Longe vai o tempo em que para ver filmes clássicos tinha de esperar que fossem repostos nos canais portuguesas ou em algumas salas de cinema com programação mais alternativa. Com a pandemia a impedir que se saia à rua exceto para o que é estritamente necessário e numa altura em que a programação televisiva tem de agradar a todos, as plataformas de streaming vão somando adeptos.

É que além das séries originais ou documentários de crimes alucinantes que parecem ficção de tão bizarros que são, os vários serviços de streaming começaram agora a apostar em filmes clássicos para compor os catálogos.

E se na televisão os filmes que passam são sempre os mesmos e nunca variam muito para lá do "Titanic" ou de um qualquer da saga de "007", na Netflix pode ver produções como "O Padrinho", "Os Condenados de Shawshank" ou "O Bom Rebelde" — o filme que junta Ben Affleck, Matt Damon e Robin Williams nos papéis principais.

13 filmes que saíram no cinema há pouquíssimo tempo e que já pode ver em casa
13 filmes que saíram no cinema há pouquíssimo tempo e que já pode ver em casa
Ver artigo

Mas na HBO, a casa de grandes séries de culto como "Os Sopranos" ou "The Wire", também há cada vez mais filmes e muitos deles ainda hoje considerados de grande qualidade pela crítica internacional. É o caso de "Pulp Fiction", de Quentin Tarentino, ou até mesmo a saga de Rocky Balboa — o lutar criado e interpretado por Sylvester Stallone que valeu o reconhecimento ao ator em Hollywood.

E ficam ainda a faltar plataformas como a Amazon Prime Video e a Filmin, dedicada exclusivamente a um catálogo de cinema independente e de autor, mas que tem no seu catálogo produções como "Ran — Os Senhores da Guerra", de Akira Kurosawa, ou "Mulholland Drive" de David Lynch.

Mas temos mais sugestões para ver agora que tem de estar mais tempo em casa. E não há desculpa para continuar sem conhecer alguns dos clássicos que moldaram a forma de se fazer e ver cinema um pouco por todo o mundo.

Mostramos-lhe os 20 filmes clássicos que vai poder ver a qualquer altura e em qualquer lugar em plataformas como a Netflix, a Amazon, a HBO ou a Filmin.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.