Estamos cada vez mais perto de ver Halle Bailey a dar vida a Ariel, a protagonista de "A Pequena Sereia", no grande ecrã. Dos trailers às imagens recentemente lançadas pela "Entertainment Weekly", já vamos tendo um vislumbre do que a adaptação deste clássico da Disney tem reservado, mantendo-se bastante fiel ao original. No entanto, à medida que o tempo passa, também há algumas mudanças que vão sendo confirmadas.
Lembra-se das canções "Kiss the Girl" e "Poor Unfortunate Souls" ("Vai Beijar" e "Pobres Almas Tão Sós", se viu o filme dobrado em português)? Até pode ter as letras na ponta da língua, mas prepare-se: estas vão sofrer algumas alterações. Segundo Alan Menken, o compositor que está a cargo da banda sonora, há versos que precisam de ser atualizados, uma vez que, desde a estreia do filme animado, em 1989, o mundo evoluiu.
"Há algumas mudanças na letra de 'Kiss the Girl', porque as pessoas ficaram muito sensíveis em relação à ideia de que [o príncipe Eric] iria, de alguma forma, forçá-la [Ariel]" a beijá-lo, explicou Menken, numa entrevista à "Vanity Fair". Isto porque há um verso que deixa implícito que Eric não precisaria de consentimento para beijar a princesa sereia, que, naquele momento, não podia falar.
No que à canção de Úrsula, a vilã da história, diz respeito, as mudanças estão alicerçadas no empoderamento feminino. No início de "Poor Unfortunate Souls", a bruxa do mar tenta desvalorizar a utilidade da voz de Ariel, que queria roubar, dizendo-lhe coisas como "Se falas muito, aborreces os homens" e "Convém não dizer nada para casar". E, na opinião do compositor, estas afirmações podem ser nocivas, já que incutem nas camadas mais jovens a ideia de que as mulheres não têm espaço para ter uma voz ativa, devendo optar pelo silêncio.
O live action deste clássico da Disney estreia a 25 de maio nos cinemas. Desde que Halle Bailey conseguiu o papel, em 2019, muita tinta correu sobre o facto de não se assemelhar à sereia da versão animada – e, aquando da divulgação do primeiro teaser, o Youtube até teve de desativar o botão de "Não Gosto".
Ainda assim, nas redes sociais, cresce o entusiasmo para poder ver a atriz afro-americana em ação, assim como Jonah Hauer-King a desempenhar o papel de Eric, o par romântico da mesma. O êxtase adensou-se depois de o "Entertainment Weekly" ter publicado fotografias exclusivas de algumas cenas e personagens do filme, esta terça-feira, 4 de abril.