"Mínimos 2: A Ascensão de Gru" é um dos maiores sucessos de bilheteira de 2022. Porém, na China, o filme teve direito a um twist — e que twist. Para ser exibido no país, sofreu alterações que mudam completamente o rumo da história e chegam a não fazer qualquer sentido.

Gru sempre foi o super-vilão de "Mínimos", desde "Gru, o Maldisposto" e até às prequelas desta trilogia de filmes de animação, popular por todo o mundo. "Mínimos 2: A Ascensão de Gru" vem explicar o porquê de Gru se ter convertido ao mal, portanto, o que o tornou um vilão.

COVID-19 terá mesmo começado no mercado de Wuhan, na China. Há novos estudos a comprovar
COVID-19 terá mesmo começado no mercado de Wuhan, na China. Há novos estudos a comprovar
Ver artigo

A história revela que (aviso: spoilers a partir daqui) Gru teve um mestre que o ajudou a assumir este seu lado mais obscuro. Contudo, a censura chinesa não apreciou o facto de um vilão ter um final feliz e, no fundo, ser bem sucedido, pelo que resolveram fazer um acrescento ao final do filme.

Acrescento esse que muda totalmente a direção deste e de quaisquer outros filmes da franquia (nos quais Gru é um vilão). Em vez de se dedicar ao mal, na versão chinesa, Gru dedica-se à família. No final da película emitida na China pode ler-se uma nota que refere que Gru "voltou para a sua família" e que "o seu maior feito é ser o pai de três meninas", tal como cita a "CNN Portugal".

Além disso, nesta versão adulterada, o seu terrível mentor é preso durante 20 anos, ao contrário do que acontece na versão original, na qual consegue vencer as autoridades. Estas modificações têm sido divulgadas pelos internautas chineses, que se mostram descontentes.

Esta não é a primeira vez que um filme de Hollywood sofre alterações por parte da China, tal como alerta a "CNN Portugal", referindo como exemplo películas como "Fight Club" ou "Buzz Lightyear". Certos filmes não chegam sequer a ser exibidos na China, pois o país recusa-se a deixá-los passar tal como foram criados, e os respetivos criadores não permitem alterações.