Boas notícias para os fãs de filmes de animação ou más notícias para os pais que já não aguentam ouvir a música “Let it Go”. Depois de anunciar o despedimento de 7.000 funcionários da Disney e uma nova estrutura para a empresa, o CEO do gigante de entretenimento revelou que vêm aí o terceiro filme de “Frozen”, o quinto de “Toy Story” e uma experiência "Avatar", além de outras novidades.
Bob Iger anunciou esta quarta-feira, 8 de fevereiro, numa teleconferência sobre os resultados da empresa no último trimestre de 2022, que a Disney vai despedir 7.000 funcionários, 3,2% do número total de colaboradores da empresa a nível mundial, numa tentativa de reduzir custos, já que a plataforma de streaming Disney+ perdeu 2,4 milhões de assinantes neste último trimestre, revela a “Variety”.
A Disney tem como objetivo reduzir custos na ordem dos 5,5 mil milhões de dólares (cerca de 5,1 mil milhões de euros) até ao final do ano fiscal de 2024. “Vamos analisar tudo o que fazemos [no entretenimento em geral], porque as coisas num mundo mais competitivo simplesmente ficaram mais caras”, disse Bob Iger.
Além do corte no pessoal, o CEO da Disney também anunciou uma nova estrutura operacional para a empresa, que se vai organizar em três segmentos principais de negócios: a Disney Entertainment, chefiada por Dana Walden e Alan Bergman que inclui o negócio do streaming e de conteúdos, o canal desportivo norte-americano ESPN, liderada por Jimmy Pitaro, e Disney Parks, Experiences and Products, liderada por Josh D’Amaro.
“Esta reorganização resultará numa abordagem coordenada e mais económica para as nossas operações", disse Iger aos analistas. "Estamos comprometidos em operar com eficiência, especialmente num ambiente desafiador", acrescentou, segundo a "Reuters".
Depois das más notícias, vieram as boas para os amantes de filmes de animação. Bob Iger anunciou que o quinto filme de “Toy Story” e o terceiro de “Frozen” estão em desenvolvimento, assim como haverá continuação da comédia “Zootopia”. Além disso, o CEO anunciou que Pandora está a chegar à Costa Oeste, através de uma experiência “Avatar” que vai chegar à Disneyland em Anaheim, na Califórnia, avança a "Variety".
O “Toy Story 3” e o “Toy Story 4” foram um sucesso nas bilheteiras de todo o mundo, dado que arrecadaran mais de mil milhões de dólares (mais de 929 milhões de euros). O futuro “Toy Story” será certamente inesperado, já que no quarto filme o protagonista, Woody, se terá despedido. “Frozen”, que estreou em 2013, também foi um sucesso, tendo o filme “Frozen 2” arrecadado mais de 1,4 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) nas bilheteiras mundiais em 2019. É ainda de relembrar que “Avatar: O Caminho da Água”, o segundo filme da saga "Avatar", que foi lançado a 15 de dezembro de 2022 em Portugal, tornou-se no terceiro filme mais lucrativo de sempre a nível mundial, ultrapassando “Titanic”.