Os incêndios de Pedrógão Grande, em 2017, vão ser o foco do novo documentário produzido pelo ator Leonardo DiCaprio. Intitulado "From Devil's Breath", a produção documental vai acompanhar uma comunidade que, após ter sobrevivido aos incêndios, reuniu esforços para garantir que a tragédia daquela dimensão não se volta a repetir.

Por isso, o que o filme mostra é a junção de duas narrativas que se complementam: os relatos daqueles que sobreviveram e ainda hoje guardam, na pele e na memória, a cicatrizes dos incêndios, e uma descoberta científica que "nos pode proteger da emergência climática" que enfrentamos, escreve a revista "Time".

Soldados da paz no feminino: 5 bombeiras revelam histórias da luta contra os incêndios
Soldados da paz no feminino: 5 bombeiras revelam histórias da luta contra os incêndios
Ver artigo

Dois dos relatos pertencerão a Nadia Piázza e Vítor Neves que, no momento em que aceitam olhar para a câmara do realizador Orlando von Einsiedel e falar sobre o que aconteceu, se encontram a reconstruir as suas vidas após aquela que, nas palavras de Einsidel, foi uma "tragédia inimaginável" — que vitimou 66 pessoas (65 civis e um bombeiro voluntário), feriu 254 e deixou 150 famílias desalojadas.

"From Devil's Breath" será apenas um dos documentários a fazer parte da série "The Tipping Point", do humorista e apresentador Trevor Noah, focada nas consequências das alterações climáticas e na urgência de se tomarem medidas.

Leonardo DiCaprio, que tem usado a sua visibilidade para alertar para a problemática das alterações climáticas, espera que o filme que produziu possa estimular ainda mais o debate público.

Incêndios de Pedrógão Grande são tema de documentário produzido por Leonardo DiCaprio
O poster do documentário "FroM Devil's Breath", produzido por Leonardo DiCaprio

"Esta importante história [referindo-se aos incêndios de 2017] é emocionante, poderosa e mais oportuna do que nunca, e estou orgulhoso de poder fazer parte dela. O nosso planeta está a enfrentar uma crise climática impossível de se negar e a minha esperança é que, ao fazer este filme, possamos estimular o debate, inspirar a que sejam tomadas ações e promover a união para moldamos o nosso futuro", diz o ator à revista "Time".

A estreia do filme vai acontecer ainda durante a 26.ª edição da Conferência das Partes, o órgão responsável pela tomada de decisões da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), que este ano acontece em Glasgow até 12 de novembro.

À data da publicação deste artigo, ainda não se se sabe se este documentário (ou a série inteira) será exibida em Portugal.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.