Está prestes a chegar ao cinema o filme perfeito para os entusiastas das lutas profissionais. Com estreia em Portugal esta quinta-feira, 22 de fevereiro, “Iron Claw” vem dar a conhecer aquele lado trágico que se esconde por detrás dos sucessos no ringue, com foco numa das famílias mais conhecidas deste mundo.
A nova produção, realizada por Sean Durkin, segue a dinastia dos lutadores profissionais Von Erich, que marcou o wrestling profissional no inicío da década de oitenta. Baseado nesta história verídica, o filme explora o legado simultaneamente glorioso e dramático de três de seis irmãos Von Erich, Kevin (Zac Efron), David (Harris Dickinson) e Kerry (Jeremy Allen White), que procuram encontrar de novo a glória no wrestling ao seguir os passos do pai, Fritz (Holt McCallany).
Tudo começou com o patriarca da família Jack Barton Adkisson, que quando entrou na indústria do wrestling, nos anos 50, adotou o nome Fritz Von Erich, e começou a personificar um nazi. Aquilo pelo qual ficou conhecido foi o seu ataque "Iron Claw", onde agarrava na cara do adversário enquanto fingia que a esmagava mas, apesar de ter conquistado vários títulos, era odiado pelo público.
Passado alguns anos, Jack Barton decidiu abandonar esta identidade controversa, apesar de ter continuado a usar o nome alemão, e cinco dos seis filhos seguiram os seus passos e tornaram-se lutadores. O primeiro filho, Jack, morreu eletrocutado num acidente numa piscina aos 6 anos, e Chris, o quinto filho, não é representado. Mike, outro dos filhos, é interpretado por Stanley Simons, mas não faz parte do trio.
Ao contrário da personagem nazi do pai, os filhos representavam o sonho americano. Eram atletas prodigiosos, com valores cristãos e com uma aparência de estrelas de rock. Com uma educação bastante autoritária do pai, baseada na força e na vontade insaciável de vencer, os três inseparáveis irmãos protagonistas do filme conquistaram os ringues norte-americanos e triunfaram no mundo competitivo dos lutadores profissionais. No entanto, como já é habitual, a fama vem sempre com um preço.
No filme, os irmãos Von Erich vão ter de enfrentar vários desafios, e ficarão profundamente marcados pelos trágicos incidentes que os irão acompanhar ao longo desta jornada, percebendo, finalmente, que a ausência de luto tem efeitos destrutivos. Kevin, interpretado por Zac Efron, terá, ainda, de enfrentar a maior luta da sua vida.
Zac Efron, na altura das filmagens de "Iron Claw", deu muito que falar sobre a sua nova aparência, mudando drasticamente para assumir o papel de Kevin Von Erich. O ator norte-americano ganhou bastante massa muscular através do bulking, que consiste na "ingestão de bastantes calorias", combinando "esse excedente calórico com um treino intensivo de peso para aumentar a massa muscular e a força", explicou Farren Morgan, profissional de fitness, nas colunas da revista "GQ".
O ator concentrou-se em vários exercícios de alta intensidade, e realizou sessões de levantamento de peso, treinamento funcional e luta livre. Além disso, Zac Efron teve também de utilizar uma peruca para se conseguir assemelhar mais a Kevin Von Erich.
No entanto, a transformação do rosto do ator norte-americano não se deve só ao filme, já que, em outubro de 2022, Efron confessou numa entrevista à revista "Men's Health" que tinha escorregado em casa e batido com o queixo no canto de uma fonte de granito.
O ator perdeu a consciência e, quando acordou, lembra-se de ter "o osso do queixo pendurado". Quando foi questionado sobre isso, Zac Efron explicou que os músculos masseter, utilizados para mastigar, trabalham em conjunto com os outros músculos da cara "em sintonia", e quando se lesionou, os músculos do interior da cara e do maxilar tiveram de compensar o trabalho.
Com o passar dos anos, a lesão começou a afetá-lo e, enquanto estava a ser tratado por um fisioterapeuta, teve que recorrer a uma intervenção muito mais especializada."Os masseteres simplesmente cresceram", disse. "Ficaram muito, muito grandes".
Além de Zac Efron, também Jeremy Allen White, que interpreta Kerry no filme, se submeteu a várias transformações para conseguir realizá-lo. Numa entrevista à "GQ", o ator revelou que ganhou 18 quilos de músculos para o papel.
"Eu nunca parei de comer. De manhã comia waffles com manteiga de amendoim. Durante o dia comia peru e abacate, era mesmo nojento. Eu tinha de comer o máximo possível e, para ser sincero, nem me sentia bem. Eu também treinava muito, mas tentar crescer tanto assim não é uma maneira de viver", disse à "Esquire".
Apesar da tragédia familiar nos anos 90, o legado da família encontrou alguma paz. Kevin foi introduzido no Hall of Fame da WWE, bem com os irmãos e o pai, a título póstumo. "Iron Claw" conta também com o atual lutador e antigo campeão mundial da AEW, Maxwell T. Friedman como produtor executivo, e o antigo lutador da WWE, Chaveo Guerrero Jr., como coreógrafo.