O cinema português vai dar que falar em três salas do País. Numa iniciativa pioneira, os Cinemas NOS vão lançar salas inteiramente dedicadas à produção nacional, e é já na quarta-feira, 15 de maio, que esta iniciativa ganha vida. Com uma programação constante, e com filmes já selecionados até ao final de setembro, esta é a oportunidade ideal para se aventurar no grande mundo que é o cinema luso até ao final do ano.
A novidade vai ser lançada nos Cinemas NOS Alvaláxia, em Lisboa, Alma Shopping, em Coimbra, e no Alameda Shop&Spot, no Porto, e é em Lisboa que a sessão inaugural vai acontecer no dia 15. Às 19h30 vai estar em exibição “Entre Muros - Três Curtas Portuguesas”, com a duração de 75 minutos, que vai ser seguida por uma conversa com os realizadores das três curtas que integram o filme, Mónica Lima, Inês Teixeira e Basil da Cunha, que tem como convidado António Brito Guterres.
Com esta oferta, os Cinemas NOS dão a oportunidade a todos os cinéfilos de assistir às próximas estreias portugueses nestas salas, assim como à reposição de filmes de realizadores portugueses que já foram um sucesso entre a população, como os remakes de "O Pátio das Cantigas", em 2015, e "O Pai Tirano", em 2022, reforçando assim o seu apoio à produção nacional. No entanto, estas salas não serão fixas, pelo que podem sempre variar, mas o conceito a manter é que vai sempre existir uma sala em que só passam filmes portugueses.
Do cartaz já fazem parte “Cândido – O Espião Que Veio do Futebol”, “Barranco do Inferno” e “O Bêbado”, em exibição em maio, “O Teu Rosto Será o Último” e “Soma das Partes”, em junho, "O Pátio das Cantigas”, “O Pai Tirano” e “Podia Ter Esperado Por Agosto”, em julho, “Balas & Bolinhos” em agosto e “Camarada Cunhal”, “UBU” e “Mãos no Fogo” em setembro. E não, não vai ser preciso pagar mais para usufruir destas salas portuguesas, pois o preço dos bilhetes será idêntico ao existente para qualquer uma das outras salas do Cinema NOS.