O cinema português vai dar que falar em três salas do País. Numa iniciativa pioneira, os Cinemas NOS vão lançar salas inteiramente dedicadas à produção nacional, e é já na quarta-feira, 15 de maio, que esta iniciativa ganha vida. Com uma programação constante, e com filmes já selecionados até ao final de setembro, esta é a oportunidade ideal para se aventurar no grande mundo que é o cinema luso até ao final do ano.

Perdeu “Mean Girls” no cinema? Não se preocupe, vai poder ver em streaming (saiba quando)
Perdeu “Mean Girls” no cinema? Não se preocupe, vai poder ver em streaming (saiba quando)
Ver artigo

A novidade vai ser lançada nos Cinemas NOS Alvaláxia, em Lisboa, Alma Shopping, em Coimbra, e no Alameda Shop&Spot, no Porto, e é em Lisboa que a sessão inaugural vai acontecer no dia 15. Às 19h30 vai estar em exibição “Entre Muros - Três Curtas Portuguesas”, com a duração de 75 minutos, que vai ser seguida por uma conversa com os realizadores das três curtas que integram o filme, Mónica Lima, Inês Teixeira e Basil da Cunha, que tem como convidado António Brito Guterres.

Com esta oferta, os Cinemas NOS dão a oportunidade a todos os cinéfilos de assistir às próximas estreias portugueses nestas salas, assim como à reposição de filmes de realizadores portugueses que já foram um sucesso entre a população, como os remakes de "O Pátio das Cantigas", em 2015,  e "O Pai Tirano", em 2022, reforçando assim o seu apoio à produção nacional. No entanto, estas salas não serão fixas, pelo que podem sempre variar, mas o conceito a manter é que vai sempre existir uma sala em que só passam filmes portugueses.

Do cartaz já fazem parte “Cândido – O Espião Que Veio do Futebol”, “Barranco do Inferno” e “O Bêbado”, em exibição em maio, “O Teu Rosto Será o Último” e “Soma das Partes”,  em junho, "O Pátio das Cantigas”, “O Pai Tirano” e “Podia Ter Esperado Por Agosto”, em julho, “Balas & Bolinhos” em agosto e “Camarada Cunhal”, “UBU” e “Mãos no Fogo” em setembro. E não, não vai ser preciso pagar mais para usufruir destas salas portuguesas, pois o preço dos bilhetes será idêntico ao existente para qualquer uma das outras salas do Cinema NOS.

Espreite o trailer de “Entre Muros - Três Curtas Portuguesas”