Em 1989, a Disney lançava "A Pequena Sereia", o filme que emocionou os espectadores pelo mundo fora. Isto porque a protagonista, Ariel, filha do rei dos sete mares, só queria viver fora do mar. Este ano, já no próximo mês de maio, a adaptação deste clássico da animação vai voltar aos cinemas para mais uma ronda de emoções, mas com uma versão live action (com atores reais, diga-se).

Se na versão norte-americana, graças aos trailers que têm sido divulgados, já temos um vislumbre da prestação de Halle Bailey, que dá vida à sereia com uma voz de encantar, na versão de Portugal ouvimos um cantarolar igualmente mágico: o de Soraia Tavares. Segundo os comentários do trailer português, é a Pequena Soraia, como é popularmente conhecida, que vai dar voz à pequena sereia – vá, tínhamos de fazer este trocadilho.

Mesmo que ainda não tenha sido oficialmente divulgado, uma fonte confirmou à MAGG que se trata da voz da atriz, ainda que o público também tenha sido rápido a identificá-la – até porque esta já tinha sido a responsável pela dobragem da leoa Nala, uma das personagens de outro clássico da Disney, "O Rei Leão". "Eu sabia que a Ariel seria a Soraia Tavares! Aliás só podia ser ela", diz um utilizador nos comentários do vídeo. "Eu tinha um pressentimento que ia ser a Soraia Tavares a dobrar a Ariel e acertei", comenta outro.

Mas parece que a ligação da cantora com este filme já não é de agora. Aquando das polémicas que irromperam em relação ao facto de a personagem ser interpretada por uma atriz negra, Soraia Tavares já se havia pronunciado. "A meu ver, isso em nada modifica a história e a atriz escolhida é muito talentosa", disse, em 2022, em entrevista à "Activa". 

Soraia Tavares sofreu acidente de carro. "Valorizem a vossa saúde, o vosso corpo e as pessoas que amam"
Soraia Tavares sofreu acidente de carro. "Valorizem a vossa saúde, o vosso corpo e as pessoas que amam"
Ver artigo

"A primeira princesa da Disney foi a Branca de Neve, em 1937, e só 72 anos depois é que surgiu a primeira princesa negra. Só 72 anos depois é que as meninas negras se viram representadas", continuou. "As crianças negras e de minorias precisam de se sentir representadas e identificadas com as princesas e heroínas. Acho que este filme pode contribuir para o aumento de confiança destas crianças nelas próprias”, acrescentou, citada pela mesma publicação.

Quanto às outras personagens, também ainda não se sabe quem estará por detrás dos microfones. No entanto, os espectadores acreditam que "Paula Fonseca (a voz da Fada Madrinha, Mulher-Elástica, Lola Bunny, Tweety e Nani) será a voz da Úrsula", como comenta um utilizador. Mas os palpites para a bruxa do mar também recaem sobre outra atriz e dobradora, Raquel Ferreira, que esteve envolvida em projetos como "Doraemon" e "Liv e Maddie". Quanto ao rei Tritão, há um utilizador que está convicto de que será André Gago a desempenhar a versão portuguesa.

"A Pequena Sereia" chega às salas de cinema a 25 de maio. Sendo uma produção Disney, é de esperar que seja divulgada uma data de lançamento do filme na plataforma de streaming, disponibilizando-o no seu catálogo.

Veja o trailer em português.