Há más notícias para os fãs de "Star Wars", e nada tem a ver com a morte de uma das personagens mais queridas do universo de George Lucas ("Os Salteadores da Arca Perdida") — se bem que ainda ninguém se esqueceu do que aconteceu nos instantes finais de "Star Wars: Episódio VII — O Despertar da Força".

Segundo a revista "Collider", a Lucasfilm — a produtora norte-americana que detém os direitos da saga — não vai dar seguimento às prequelas que estavam planeadas. A decisão deve-se à fraca adesão do público à estreia de "Solo: Uma História de Star Wars", o último spin-off que chegou aos cinemas em maio.

A mesma publicação, que cita uma fonte próxima da produtora, diz que a atenção terá sido posta no próximo filme da história principal, que só deverá estrear em dezembro de 2019 nas salas de cinemas portuguesas. Assim, ficam sem efeito os filmes sobre a vida de Obi-Wan e Boba Fett, duas das personagens do universo que foi criado em 1977 com o filme "Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança".

A decisão terá sido tomada depois do último spin-off ter recebido um misto de críticas positivas e negativas que, juntamente com a fraca adesão das pessoas para ver o filme, terão levado a produtora a repensar as suas estratégias para o futuro.

A prequela sobre Han Solo teve receitas de apenas 72 milhões de euros no primeiro dia. Este é um valor que não é de todo surpreendente quando, dois anos antes, "Rogue One: Uma História de Star Wars" tinha conseguido tornar-se num sucesso de bilheteiras com perto de 140 milhões de euros em bilhetes vendidos em todo o mundo com apenas um dia em exibição.

4 de Maio, dia internacional de "Star Wars". Como eu demorei 24 anos a ver a saga e escapei a todos os spoilers
4 de Maio, dia internacional de "Star Wars". Como eu demorei 24 anos a ver a saga e escapei a todos os spoilers
Ver artigo

Ainda assim, não é improvável que a produtora venha a mudar de ideias. Basta que, para isso, um realizador seja capaz de convencer a Lucasfilm com um guião e uma visão surpreendentes para o futuro da saga de ficção científica mais importante do género.

Até lá, os fãs terão muito por que esperar. E nem "A Guerra dos Tronos" pode ser uma alternativa, já que a série só regressa para uma última temporada em 2019. Se servir de consolo, saiba que depois do último filme da história está planeada uma nova série de filmes que serão escritos e produzidos pelos mesmo criadores da série da HBO.