Não só J.K. Rowling considerou a Livraria Lello o seu espaço de inspiração para os livros da saga “Harry Potter”, como 200 mil fãs de bibliotecas e livrarias votaram nela para ser considerada a mais bonita do mundo. De acordo com a plataforma mundial One Thousand Libraries, a livraria mais conhecida de Portugal ficou no topo contra outras 14 finalistas, incluindo a Shakespeare & Company (Paris, França) e a Dujiangyan Zhongshug (Dujiangyan, China), que ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
A livraria portuguesa, que tem 117 anos, já tinha sido considerada pelo "The Guardian", "Times" e "National Geographic" como uma das mais bonitas do mundo. O edifício é um dos mais emblemáticos do estilo neogótico em Portugal e a sua arquitetura com arcos quebrados e colunas que se erguem desde o piso inferior fazem desta livraria um dos mais importantes edifícios da cidade do Porto.
A divulgação da votação foi realizada quarta-feira, dia 30 de agosto, nas redes sociais da plataforma e tanto livrarias como bibliotecas estiveram a concurso. Depois de a Livraria Lello ter conquistado o primeiro lugar do pódio das livrarias mais bonitas do mundo, o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, ficou em terceiro das mais belas a nível mundial, conquistando o segundo pódio para a língua portuguesa.
“É com enorme alegria que recebemos este título, que nos volta a destacar como ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’ e também por termos sido a única livraria portuguesa a participar na votação.”, destaca a Administradora da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto. O emblemático espaço situado no Porto é Monumento de Interesse Público desde 2013 e aguarda reclassificação como Monumento Nacional pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).