Há quem goste de um bom livro em papel onde pode folhear as suas páginas, há quem prefira um e-reader para aproveitar da melhor maneira o espaço na mala e há também quem aposte num outro formato: o audiobook. Oferecendo uma experiência prática e envolvente, perfeita para quem gosta de aproveitar todos os momentos, este tipo de "leitura" (que, neste caso, é mais audição) tem vindo a conquistar bastantes adeptos em Portugal, e promete conquistar ainda mais. 

Dos thrillers inquietos aos romances inspiradores. Estes são os 17 livros que chegam em agosto que não pode perder
Dos thrillers inquietos aos romances inspiradores. Estes são os 17 livros que chegam em agosto que não pode perder
Ver artigo

E são tantos os leitores que optam por ouvir audiobooks que até já existe mesmo um ranking dos mais ouvidos no País. Num estudo feito pela Rakuten Kobo, a marca recolheu os 10 livros mais escutados nos primeiros seis meses do ano, e há boas notícias para a literatura portuguesa: os três primeiros lugares são ocupados por autores nacionais.

Maria Francisca Gama lidera a tabela, com Luísa Sobral e Nuno Palma a ocupar o resto do pódio do ranking, deixando claro que a escolha do público mostra que o talento português está a brilhar no universo digital.

Desta forma, e ao lado de nomes internacionais de peso, os autores portugueses mostram que conseguem competir de igual para igual, cativando tanto leitores habituais como novos públicos. Outro nome nacional que também faz parte da lista é Arlindo Oliveira, que se encontra em quinto lugar, e estes quatro autores estão ao lado de nomes como Ashley Flowers, Oscar Wilde, Freida McFadden, e muitos outros. 

Assim, seja no trânsito, no ginásio ou simplesmente a relaxar em casa, o formato áudio prova que a leitura não precisa de estar limitada a páginas palpáveis ou ecrãs, e que pode viajar com o leitor para qualquer lugar. Entre thrillers eletrizantes, romances emocionantes e reflexões profundas, saiba que audiobooks fazem parte do ranking. 

Espreite o ranking.