
Raquel Tavares, conhecida fadista e atriz portuguesa de 40 anos, revelou esta segunda-feira, 21 de julho, que vai, finalmente, regressar aos espetáculos em nome próprio em Portugal. A artista, que tinha dito em 2020 que precisava de se afastar do mundo da música, está de volta para um concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a 5 de dezembro, e promete um espetáculo muito especial.
Na altura, ainda antes de a pandemia do Covid-19 ter fechado tudo em 2020, Raquel Tavares tinha estado n'"O Programa da Cristina" para falar sobre a sua pausa, revelando que estava "profundamente infeliz", que não gostava da vida artística e que esta a deixava doente. "Percebi que aquilo a que me dediquei a vida inteira me estava a fazer menos bem", disse Raquel Tavares, na altura, a Cristina Ferreira.
"Decidi que quero viver além daquilo que tem sido a minha vida nos últimos 28 anos. Questiono-me até que ponto nasci para esta vida. Eu decidi parar. Vou parar de cantar, já parei aliás. Não estava capaz nem emocional, nem fisicamente. Eu já estava incapaz há muito tempo. Fui para lá daquilo que é o limite", continuou a artista, que revelou também que chegou mesmo a emagrecer 10 quilos. “Cantei em vários concertos com febre. Chorava nos concertos e já não era de emoção, era de desespero”, disse.
"Este parar é mesmo um ponto final. Na minha cabeça, tem de ser. Nada é definitivo, mas neste momento, na minha cabeça, cantar é uma coisa que me faz mal. E estamos a falar do grande amor da minha vida", acrescentou ainda na conversa com Cristina Ferreira. Depois disso, Raquel Tavares acabou por se focar mais na televisão, tanto na representação como na apresentação, participando em projetos como "Patrulha da Noite" (2020), série da RTP1, as novelas "Golpe de Sorte" (2020) e "Por Ti" (2022) e os programas “Olhá SIC” e “Domingão” da SIC.
No entanto, a música nunca saiu definitivamente da sua vida, com Raquel Tavares a fazer parte de alguns espetáculos ao longo dos anos, mas não em nome próprio. Em 2023, deu três concertos em Espanha, regressando assim aos palcos, mas em Portugal isso ainda não tinha acontecido - até agora, uma vez que anunciou que estará no Coliseu dos Recreios em dezembro para um concerto onde quer deixar todos os participantes surpreendidos. “Livre e renovada, sem amarras nem expectativas, apenas a sua voz, a tradição e o fado, a artista canta o que lhe apetece”, lê-se no comunicado.
Desta maneira, “A Inevitabilidade de Cantar”, título do espetáculo, não é apenas uma frase, mas sim “um manifesto íntimo de quem tentou viver longe da música, mas não conseguiu”. Aqui, não há promessas de carreira nem planos de reinvenção, com a música a ser a única certeza de Raquel Tavares. Os bilhetes já estão à venda, com um custo a variar entre os 20€ e os 35€, mas apresse-se: alguns setores já estão esgotados.