Sexta-feira, 31 de maio e sábado, 1 de junho, são dias de festa no Time Out Market. Mas não é uma festa qualquer. Trata-se do festival Brands Like Bands. Imagine o conceito de bandas de garagem mas substitua a palavra garagem por empresa. É essa a ideia. 16 bandas, divididas entre sexta-feira e sábado, entre as 18h e a uma da manhã, num festival de música com entrada gratuita.
O festival foi criado há 12 anos por Fernando Barros. À MAGG conta que, em 2012, havia "cerca de 30 a 40 conferências por dia". "O desafio foi encontrar uma forma de juntar as empresas de forma diferente e relevante". A proposta de fazer um festival de bandas de empresas foi feita à câmara municipal de Lisboa e ficou a marinar até que o Hard Rock Café "gostou da ideia". Foi a casa das primeiras duas edições, com nove empresas a figurarem no primeiro cartaz do Brands Like Bands.
Às mais antigas (Siemens, Axians, Mercer, Lóreal e Schneider) foram-se juntando mais, de várias áreas, desde a Europcar à Tabaqueira, passando pelo Leroy Merlin. "São sempre as mesmas bandas, os elementos é que vão mudando. Uns porque mudaram de empresa, outros porque foram pais. Há muitas empresas que, hoje em dia, já perguntam na fase do recrutamento se a pessoa sabe tocar, precisamente porque a banda já existe", explica Fernando Barros à MAGG.
Com Tim, dos Xutos & Pontapés, como padrinho, o festival Bands Like Brands arranca esta sexta-feira, 31, às 18h, no primeiro piso do Time Out Market, no Mercado da Ribeira, em Lisboa. O CEO da iniciativa prevê uma média de entradas "entre as 2000 e as 2500 pessoas". "Temos um indicador de sucesso. Se no sinal do dia o chão estiver pegajoso, é bom sinal. É sinal de que as pessoas beberam e divertiram-se", sintetiza Fernando Barros.