Sete palcos, dezenas de horas de música, muitos artistas para rever ou conhecer. A 15.ª edição do NOS Alive arranca esta quinta-feira, 6 de julho, e a presença feminina está mais viva do que nunca.

No sábado, 8, último dia do festival, Carolina Deslandes e Bárbara Tinoco fazem história ao tornarem-se as primeiras artistas portuguesas a solo a atuarem no palco principal do Passeio Marítimo de Algés.

Beavers in loves, preparem as vozes. Os Jesus Quisto vão atuar no NOS Alive
Beavers in loves, preparem as vozes. Os Jesus Quisto vão atuar no NOS Alive
Ver artigo

Pelos seis palcos, entre a música e a comédia, há muito talento no feminino e de expressão portuguesa para ver e escutar. Yen Sung, a decana da música electrónica em Portugal, atua no NOS Alive no domingo, e no sábado, 7, no Palco Comédia, a única artista feminina do cartaz de humor do NOS Alive, Mónica Vale de Gato.

Veja as nossas sugestões

Ana Lua Caiano

A artista que junta música tradicional aos sons electrónicos é um verdadeiro “one woman show”. Ana Lua atua com um sintetizador, uma loop station, um microfone, um bombo e vários instrumentos percussivos que, através da sobreposição de loops, lhe permitem criar várias camadas sonoras e ambientes, sozinha e em tempo real.

Onde: WTF Clubbing
Quando: 6 de julho, 17h55

Femme Falafel

Raquel Pimpão, nome de batismo de Femme Falafel, leva ao NOS Alive "Depressão", tema que a sagrou vencedora da 27.ª edição do Festival Termómetro, em maio passado.

Onde: Palco Heineken
Quando: 6 de julho, 17h55

Nídia

A produtora de DJ de 26 anos é uma mais promissoras revelações da música electrónica contemporânea internacional. Depois da estreia com “Danger” em 2015, enquanto ainda assinava como Nídia Minaj, em 2020 lançou o álbum "Não Fales Nela Que A Mentes".

Onde: Palco WTF Clubbing
Quando: 6 de julho, 02h40

Beatriz Felício

A fadista de 22 anos venceu o Prémio Novos Talentos Ageas em 2022. Alfacinha de gema, mas sem qualquer ligação familiar ao fado, a paixão por este género musical nasceu quando tinha apenas 7 anos. Em 2015, com apenas 16 anos, participou no "The Voice Portugal" e, em 2017, concorreu na segunda semifinal do Festival da Canção", com a música "Ao Teu Olhar".

Onde: Fado Café
Quando: 6 de julho, 20h45 e 22h45

Neyna

A cabo-verdiana começou por se tornar célebre como apresentadora de televisão, com apenas 16 anos, mas depressa apostou na música. Em 2016, muda-se para Portugal para estudar e apostar numa carreira musical. Colaborou com Nelson Freitas e o produtor Felino, parceria da qual nasceram temas como “Na bo mon”.

Onde: Palco WTf Clubbing
Quando: 7 de julho, 20h20

Mónica Vale de Gato

A humorista, que em 2022 teve em cena o seu espectáculo "Demasiado", é a única mulher a atuar a solo no Palco Comédia da edição deste ano do NOS Alive.

Onde: Palco Comédia
Quando: 7 de julho, 18h50

Rita Onofre

Depois de ter feito parte da banda SEASE, em 2020 a cantora, compositora e produtora de 26 anos decidiu lançar o seu projeto a solo e em português. Em 2021 edita, de forma independente, o seu EP de estreia "Raiz". Com o tema “Ao Pé de Mim”, viu o seu nome incluído na colectânea "Inéditos Vodafone 2020", enquanto na edição de 2021 dos Novos Talentos Fnac se pode ouvir “À Porta”. “Hipersensível”, o primeiro longa-duração, é editado em Fevereiro de 2023, e inclui os singles "Perdoei" e “Rancor”.

Onde: Coreto
Quando: 7 de julho, 19h30

Carolina Deslandes e Bárbara Tinoco

Podiam ser as maiores rivais da música pop portuguesa, mas são melhores amigas. A dupla faz história no NOS Alive e leva ao palco principal os maiores êxitos das respetivas carreiras. Bárbara Tinoco e Carolina Deslandes prometem levar uma "verdadeira carta de amor cantada a duas vozes" ao Passeio Marítimo de Algés.

Onde: Palco NOS
Quando: 8 de julho, 17h30

Yen Sung

Sinónimo de LuxFrágil (é dj fundadora da emblemática discoteca lisboeta), é também uma das primeiras dj femininas de Portugal. Ex-membro dos pioneiros do hip-hop português Da Weasel, passou ainda pelo lendário clube WMF em Berlim, fez rádio, assinou colectâneas e produziu em seu próprio nome.

Onde: WTF Clubbing
Quando: 8 de julho, 23h00

Iolanda

Jovem promessa da música portuguesa, editou recentemente o EP de estreia “Cura” . Natural de São Pedro de Cova Gala, Figueira da Foz, mudou-se  para Lisboa aos 17 anos. Em Londres, estudou numa das mais prestigiadas escolas de música, para realizar o curso de Songwriting na BIMM, pela Universidade de Sussex.

Onde: Coreto
Quando: 8 de julho, 21h10

Sónia Trópicos

Heterónimo musical de Sónia Margarido, nascida em 1991 e criada na Margem Sul. Em 2021, Sónia Trópicos foi a vencedora da open call Pulsar, um concurso promovido pela Cosmic Burger, destinado a mulheres criadoras na área da música electrónica. Deste concurso resultou a criação do seu curta-duração de estreia, "Astral Anormal".

Onde: Coreto
Quando: 8 de julho, 23h10