Sete palcos, dezenas de horas de música, muitos artistas para rever ou conhecer. A 15.ª edição do NOS Alive arranca esta quinta-feira, 6 de julho, e a presença feminina está mais viva do que nunca.
No sábado, 8, último dia do festival, Carolina Deslandes e Bárbara Tinoco fazem história ao tornarem-se as primeiras artistas portuguesas a solo a atuarem no palco principal do Passeio Marítimo de Algés.
Pelos seis palcos, entre a música e a comédia, há muito talento no feminino e de expressão portuguesa para ver e escutar. Yen Sung, a decana da música electrónica em Portugal, atua no NOS Alive no domingo, e no sábado, 7, no Palco Comédia, a única artista feminina do cartaz de humor do NOS Alive, Mónica Vale de Gato.
Veja as nossas sugestões
Ana Lua Caiano
A artista que junta música tradicional aos sons electrónicos é um verdadeiro “one woman show”. Ana Lua atua com um sintetizador, uma loop station, um microfone, um bombo e vários instrumentos percussivos que, através da sobreposição de loops, lhe permitem criar várias camadas sonoras e ambientes, sozinha e em tempo real.
Onde: WTF Clubbing
Quando: 6 de julho, 17h55
Femme Falafel
Raquel Pimpão, nome de batismo de Femme Falafel, leva ao NOS Alive "Depressão", tema que a sagrou vencedora da 27.ª edição do Festival Termómetro, em maio passado.
Onde: Palco Heineken
Quando: 6 de julho, 17h55
Nídia
A produtora de DJ de 26 anos é uma mais promissoras revelações da música electrónica contemporânea internacional. Depois da estreia com “Danger” em 2015, enquanto ainda assinava como Nídia Minaj, em 2020 lançou o álbum "Não Fales Nela Que A Mentes".
Onde: Palco WTF Clubbing
Quando: 6 de julho, 02h40
Beatriz Felício
A fadista de 22 anos venceu o Prémio Novos Talentos Ageas em 2022. Alfacinha de gema, mas sem qualquer ligação familiar ao fado, a paixão por este género musical nasceu quando tinha apenas 7 anos. Em 2015, com apenas 16 anos, participou no "The Voice Portugal" e, em 2017, concorreu na segunda semifinal do Festival da Canção", com a música "Ao Teu Olhar".
Onde: Fado Café
Quando: 6 de julho, 20h45 e 22h45
Neyna
A cabo-verdiana começou por se tornar célebre como apresentadora de televisão, com apenas 16 anos, mas depressa apostou na música. Em 2016, muda-se para Portugal para estudar e apostar numa carreira musical. Colaborou com Nelson Freitas e o produtor Felino, parceria da qual nasceram temas como “Na bo mon”.
Onde: Palco WTf Clubbing
Quando: 7 de julho, 20h20
Mónica Vale de Gato
A humorista, que em 2022 teve em cena o seu espectáculo "Demasiado", é a única mulher a atuar a solo no Palco Comédia da edição deste ano do NOS Alive.
Onde: Palco Comédia
Quando: 7 de julho, 18h50
Rita Onofre
Depois de ter feito parte da banda SEASE, em 2020 a cantora, compositora e produtora de 26 anos decidiu lançar o seu projeto a solo e em português. Em 2021 edita, de forma independente, o seu EP de estreia "Raiz". Com o tema “Ao Pé de Mim”, viu o seu nome incluído na colectânea "Inéditos Vodafone 2020", enquanto na edição de 2021 dos Novos Talentos Fnac se pode ouvir “À Porta”. “Hipersensível”, o primeiro longa-duração, é editado em Fevereiro de 2023, e inclui os singles "Perdoei" e “Rancor”.
Onde: Coreto
Quando: 7 de julho, 19h30
Carolina Deslandes e Bárbara Tinoco
Podiam ser as maiores rivais da música pop portuguesa, mas são melhores amigas. A dupla faz história no NOS Alive e leva ao palco principal os maiores êxitos das respetivas carreiras. Bárbara Tinoco e Carolina Deslandes prometem levar uma "verdadeira carta de amor cantada a duas vozes" ao Passeio Marítimo de Algés.
Onde: Palco NOS
Quando: 8 de julho, 17h30
Yen Sung
Sinónimo de LuxFrágil (é dj fundadora da emblemática discoteca lisboeta), é também uma das primeiras dj femininas de Portugal. Ex-membro dos pioneiros do hip-hop português Da Weasel, passou ainda pelo lendário clube WMF em Berlim, fez rádio, assinou colectâneas e produziu em seu próprio nome.
Onde: WTF Clubbing
Quando: 8 de julho, 23h00
Iolanda
Jovem promessa da música portuguesa, editou recentemente o EP de estreia “Cura” . Natural de São Pedro de Cova Gala, Figueira da Foz, mudou-se para Lisboa aos 17 anos. Em Londres, estudou numa das mais prestigiadas escolas de música, para realizar o curso de Songwriting na BIMM, pela Universidade de Sussex.
Onde: Coreto
Quando: 8 de julho, 21h10
Sónia Trópicos
Heterónimo musical de Sónia Margarido, nascida em 1991 e criada na Margem Sul. Em 2021, Sónia Trópicos foi a vencedora da open call Pulsar, um concurso promovido pela Cosmic Burger, destinado a mulheres criadoras na área da música electrónica. Deste concurso resultou a criação do seu curta-duração de estreia, "Astral Anormal".
Onde: Coreto
Quando: 8 de julho, 23h10