O North Festival arrancou esta sexta-feira, 24 de maio. Localizado no Parque de Serralves, no Porto, este é o primeiro de muitos festivais de música que se avizinham. O bom tempo fez-se sentir, apesar dos termómetros terem baixado quando a noite caiu, e os festivaleiros vestiram-se a rigor para ouvir nomes de peso da música latina no palco principal.

Brilhos, franjas e botas cowboy. 11 looks que adorámos no primeiro dia do North Festival
Brilhos, franjas e botas cowboy. 11 looks que adorámos no primeiro dia do North Festival
Ver artigo

Às 18h40, Nininho Vaz Maia abriu esta edição do North Festival com o êxito “Bebé”, conquistando desde o início o público que começou logo a dar um pé de dança. O concerto ficou marcado pela constante interação do cantor com o público, sendo que foi cumprimentar as pessoas que o viam na primeira fila e ainda realizou o sonho de um pequeno fã.

Santiago tinha um cartaz a pedir para cantar com Nininho Vaz Maia. O cantor, que é um dos jurados desta temporada do “The Voice Kids, na RTP1, pegou na criança ao colo e cantou com ele o refrão da canção “Não Vou”. No final do concerto, cantou descalço o tema que gravou com o filho Cristiano Maia, “Gosto de Ti”, que deixou a multidão emocionada.

Por volta das 19h40, entrou em palco o cantor espanhol de 22 anos Iñigo Quintero. O concerto durou cerca de 40 minutos apenas, já que o seu reportório ainda não é vasto. Isto porque o seu primeiro single, “Si No Estas”, que alcançou o top 1 global do Spotify, foi lançado apenas em 2023.

Apesar de nas restantes canções Iñigo ter puxado pelo lado mais melancólico do público português, tocando algumas das músicas ao piano, foi mesmo com a “Si No Estas” que pôs todos os festivaleiros a cantar em uníssono e a plenos pulmões.

Seguiu-se Maria Becerra, por volta das 21 horas. A atuação foi um autêntico espetáculo, com bailarinos, fatos vermelhos e danças bem sensuais. A artista argentina ficou encantada quando se apercebeu que tinha vários fãs na plateia, que exibiam bandeiras do seu país natal, já que achou que ninguém iria ao festival por sua causa.

Mike Towers subiu ao palco cerca de uma hora e meia depois. A energia do rapper porto-riquenho de 30 anos contagiou o público, principalmente quando cantou algumas das suas músicas que viralizaram nas redes sociais, nomeadamente a “Lala”.

Por volta das 23h40, subiu ao palco o tão esperado cabeça de cartaz Alejandro Sanz, que se fez acompanhar da sua guitarra em muitos momentos do concerto. Depois de cantar êxitos como “Amiga Mía”, “La Fuerza Del Corazón” e “Cuando Nadie Me Ve”, foi com “Corazón Partío” que fez a multidão suspirar e relembrar aquele desgosto amoroso que praticamente toda a gente já teve.

Veja as fotos dos concertos.