O Spotify, maior empresa de streaming de áudio a nível mundial, lança, desde 2016, uma compilação — o Spotify Wrapped — que reúne as tendências musicais do ano. Assim, permite aos utilizadores da aplicação saberem quais foram os artistas, as músicas e os podcasts mais ouvidos — não só a nível individual, como globalmente. Esta análise surge em dezembro de cada ano, e a de 2021 já chegou.

Se utilizou o Spotify no último ano, vai poder ficar a saber as canções e os artistas que mais ouviu, numa espécie de retrospetiva. Além disso, poderá conhecer as tendências musicais do ano em Portugal, bem como a nível global. Os Wet Bed Gang são os únicos artistas portugueses com um lugar no pódio dos álbuns mais ouvidos pelos portugueses. Afinal, quem são eles? 

Spotify lança nova ferramenta que vai revolucionar as playlists — e já está disponível em Portugal
Spotify lança nova ferramenta que vai revolucionar as playlists — e já está disponível em Portugal
Ver artigo

Naturais de Vialonga, Gson (Gerson Costa, 26), Zara G (Lizandro Silva, 23), Kroa (Tomás David, 28) e Zizzy Jr (Pedro Osório Jr., 25) constituem a banda Wet Bed Gang. O projeto começou em 2014 e, desde então, tem conquistado os portugueses. Com milhões de visualizações no Youtube e quase 270 mil ouvintes mensais no Spotify, o grupo português de rap e hip hop lançou, este ano, o álbum "Ngana Zambi". Composto por 17 músicas, bateu o recorde do álbum português mais ouvido no Spotify no espaço de uma semana e tornou-se o quarto álbum mais ouvido pelos portugueses em 2021.

Com esta conquista, o grupo português Wet Bed Gang ultrapassa Justin Bieber, que ficou em quinto lugar dos mais ouvidos com o álbum "Justice". Embora tenha perdido para Lil Nas X no título de autora da música mais ouvida em terras portuguesas, Olivia Rodrigo tem o álbum mais ouvido em Portugal em 2021, com "SOUR". O "Future Nostalgia" de Dua Lipa surge logo de seguida.

O artista que os portugueses mais ouviram em 2021 foi Drake. O top 5 é constituído por quatro homens (Drake, The Weeknd, Justin Bieber e Travis Scott) e apenas uma mulher: Billie Eilish. Já no que às músicas mais ouvidas diz respeito, os portugueses passaram mais tempo a ouvir "MONTERO (Call Me By Your Name)", de Lil Nas X. A nível mundial, a música mais ouvida foi "drivers license", de Olivia Rodrigo, que aparece em segundo lugar no top português — seguida de duas músicas do género musical funk. Em último lugar está o único artista português do top 5, o rapper Gama WNTD, graças ao tema "Borboletas".

"Extremamente Desagradável" é o podcast mais ouvido em Portugal

No campo dos podcasts, foi o "Extremamente Desagradável" de Joana Marques o mais ouvido a nível nacional. Pedro Teixeira da Mota surge de seguida com "ask.tm", antes do "Separados de Fresco", de Ana Garcia Martins (Pipoca Mais Doce) e David Cristina. Mariana Cabral, ou Bumba na Fofinha, é a autora dos outros dois podcasts mais ouvidos ("Fuso" e "Reset").

Joana Marques. "Acho normal a reação de ficar ofendido ou até de me querer insultar"
Joana Marques. "Acho normal a reação de ficar ofendido ou até de me querer insultar"
Ver artigo

Apesar de Drake ter sido o artista mais ouvido em território nacional, foi Bad Bunny, cantor porto-riquenho, o mais ouvido por todo o mundo. Seguem-se a ele Taylor Swift e a banda de K-Pop BTS. Drake aparece apenas em quarto lugar a nível mundial, seguido de Justin Bieber, que ficou na terceira posição do ranking dos artistas mais ouvidos em Portugal. Olivia Rodrigo tem duas músicas no top das mais ouvidas no mundo inteiro ("drivers license" e "good 4 u") e também o álbum mais ouvido ("SOUR"). Dua Lipa surge logo de seguida, com "Future Nostalgia", e a sua música com DaBaby, "Levitating", foi a quinta mais ouvida no mundo.

Também Lil Nas X, Justin Bieber e Doja Cat foram destacados nestas duas categorias. Ed Sheeran teve dois álbuns entre os cinco mais ouvidos: "Justice" e "=". No que a podcasts diz respeito, o líder mundial é "The Joe Rogan Experience", do comediante Joe Rogan, seguido de "Call Her Daddy", por Alex Cooper, e "Crime Junkie", da empresa de storytelling audiochuck. "TED Talks Daily" (TED) e "The Daily" ("The New York Times") ocupam as últimas posições.

Conheça a lista completa das tendências musicais do Spotify em 2021.

Artistas mais ouvidos em Portugal em 2021:

  1. Drake
  2. The Weeknd
  3. Justin Bieber
  4. Billie Eilish
  5. Travis Scott

Músicas mais ouvidas em Portugal em 2021:

  1. "MONTERO (Call Me By Your Name)" - Lil Nas X
  2. "drivers license" - Olivia Rodrigo
  3. "Disco Arranhado - Funk Remix" - Malu
  4. "Bipolar" - Mc Davi
  5. "Borboletas" - Gama WNTD

Álbuns mais ouvidos em Portugal em 2021:

  1. "SOUR" - Olivia Rodrigo
  2. "Future Nostalgia" - Dua Lipa
  3. "Shoot For The Stars Aim For The Moon" - Pop Smoke
  4. "Ngana Zambi" - Wet Bed Gang
  5. "Justice" - Justin Bieber

Podcasts mais ouvidos em Portugal em 2021:

  1. "Extremamente Desagradável" - Joana Marques (Rádio Renascença)
  2. "ask.tm" - Pedro Teixeira da Mota
  3. "Separados de Fresco" - Ana Garcia Martins (Pipoca Mais Doce) e David Cristina
  4. "Fuso" - Bumba na Fofinha (Mariana Cabral)
  5. "Reset" - Bumba na Fofinha (Mariana Cabral)

Artistas mais ouvidos no mundo em 2021:

  1. Bad Bunny
  2. Taylor Swift
  3. BTS
  4. Drake
  5. Justin Bieber

Músicas mais ouvidas no mundo em 2021:

  1. "drivers license" - Olivia Rodrigo
  2. "MONTERO (Call Me By Your Name)" - Lil Nas X
  3. "STAY" - The Kid LAROI e Justin Bieber
  4. "good 4 u" - Olivia Rodrigo
  5. "Levitating" - Dua Lipa e DaBaby

Álbuns mais ouvidos no mundo em 2021:

  1. "SOUR" - Olivia Rodrigo
  2. "Future Nostalgia" - Dua Lipa
  3. "Justice" - Ed Sheeran
  4. "=" - Ed Sheeran
  5. "Planet Her" - Doja Cat

Podcasts mais ouvidos no mundo em 2021:

  1. "The Joe Rogan Experience" - Joe Rogan
  2. "Call Her Daddy" - Alex Cooper
  3. "Crime Junkie" - audiochuck
  4. "TED Talks Daily" - TED
  5. "The Daily" - The New York Times

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.