É verdade que pode ter de equilibrar a imperial numa mão e o guarda-chuva na outra, que o São Pedro não está para brincadeiras, mas o risco de apanhar um pouco de água em cima compensa para fazer check na quantidade de (bons) arraiais que decorrem este fim de semana em Lisboa.
Mesmo antes da noite de segunda-feira, 12 de junho, que marca o ponto alto das festas populares na capital, desta sexta-feira, 9, a domingo, 11, há animação por todos os cantos da cidade.
Das festas de entrada gratuita até ao novo santódromo na Doca da Marinha — que o valor da entrada compensa por ter casas de banho sempre à mão —, espreite os planos das festas destes cinco arraiais para os três dias e noites animados que se avizinham.
Campolide
Este fim de semana, o arraial Santos à Campolide, na Quinta do Zé Pinto (Rua de Campolide), prepara-se para três noites recheadas de música divertida e com o rei da música popular a liderar caminho nesta sexta-feira, 9 de junho: falamos de Quim Barreiros, claro está.
No sábado, 10, a tarde é dedicada ao Arraial TVI, com Ruben Rua, Maria Cerqueira Gomes, Mafalda Castro e Cláudio Ramos a fazerem a emissão a partir do evento. Já depois do sol se pôr, pode ver o concerto de Jorge Guerreiro, e não se esqueça de encher a barriga com sardinha assada antes e depois de dar tudo no bailarico. A entrada é livre.
Vila Berta
Na Vila Berta, que tem animação desde as 18 horas (sendo que há arraial infantil ainda antes disso, pelas 16 horas), o DJ Cota Ruizadas assume os comandos da "cabine" no bairro da Graça esta sexta-feira, 9, e também no sábado, 10. Já no domingo, 11, é a vez de ouvir hits portugueses com a ajuda de Cota R. e Mike T. A entrada é grátis e o arraial encerra pela meia-noite.
Terrapleno de Santos
Na Avenida Brasília 254, o grande recinto do Terrapleno de Santos faz as delícias de crianças e adultos com a quantidade de atrações. Não faltam carrosséis infantis e os tradicionais carrinhos de choque, mas vai precisar de ganhar energias com os quentinhos pães com chouriço ou as fresquinhas caipirinhas que lá encontra numa ruloute "transformada" em mini discoteca. Há atuação da banda Carapaus, Azeite e Alho neste sábado, 10. A entrada é livre, mas pode ser limitada à lotação do espaço.
Santos no Tejo
Depois dos efeitos da tempestade Óscar cancelarem a festa na quinta-feira, o novo Santódromo do Doca da Marinha (Avenida Infante Dom Henrique) reabre as portas para um fim de semana cheio de animação. Esta sexta-feira, os Santos no Tejo fazem-se ao som de Mónica Sintra, Rebeca, e com o DJ Wilson Honrado a fechar.
Já no sábado, é a vez dos Beco DJ's aquecerem o recinto para os concertos de José Malhoa e Da Chick. No domingo, dia de arraial SIC, há festa no Camião do Domingão a circular por Lisboa, com transmissão em direto no canal, seguido da atuação do projeto Big Show Santos (dos mesmos criadores do conceito de festas Revenge of the 90's) e Emanuel. Para fechar em beleza, há segunda parte da atuação do Big Show Santos, com a participação especial de Luciana Abreu — e sim, já estamos a antever uma interpretação de "Pobres dos Ricos".
O acesso ao recinto tem um custo de 7,50€ (com uma bebida) se comprar o bilhete antecipadamente online. Já nas bilheteiras, e no próprio dia, o bilhete custa 10€ (sem bebidas).
Carnide
Há sardinha assada? Sim. Há manjericos? Também. E que ninguém trave os bailaricos populares do arraial de Carnide, organizado pelo Carnide Clube. Para este fim de semana, estão previstas as atuações de Duo Okapa na sexta-feira, 9, seguindo-se Art & Duo a 10, sábado.
A entrada no arraial é livre e nas instalações do clube, na Rua Neves Costa 69/71, servem-se almoços e jantares à melhor moda dos Santos Populares.